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Nova Era

McLaren quebra tradição e prepara primeiro SUV híbrido para 2027

Novo modelo marca virada estratégica e coloca a McLaren no mesmo campo de rivais como Porsche, Lamborghini e Ferrari.

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McLaren F1
McLaren F1 Foto: Reprodução/Tom Hartley Jnr

A McLaren, famosa por seus superesportivos de rua e pista, anunciou que vai ampliar seu portfólio com um modelo até então inédito na marca: um SUV híbrido. Previsto para chegar em 2027, o veículo representa uma guinada estratégica da fabricante britânica, que até agora resistia ao formato já consolidado entre marcas de luxo.

O utilitário terá quatro portas, proporções mais elevadas e soluções típicas do DNA McLaren, como aerodinâmica ativa e passiva e o uso de materiais ultraleves, entre eles fibra de carbono e titânio. A meta é reduzir o peso e preservar o desempenho mesmo em um veículo maior.

Sob o capô, a aposta recai sobre um sistema híbrido plug-in (PHEV), que combina motor a combustão e baterias recarregáveis na tomada. A capacidade será superior à do Artura, atual híbrido da marca, mas sem chegar ao patamar de um modelo 100% elétrico, mostrando que a estratégia é buscar equilíbrio entre eficiência energética e prazer ao dirigir.

A entrada da McLaren no segmento não é por acaso. O mercado de SUVs de luxo se tornou uma das principais fontes de receita para fabricantes de nicho desde que o Porsche Cayenne abriu caminho para modelos como o Lamborghini Urus, o Ferrari Purosangue e o Aston Martin DBX. O novo utilitário da marca britânica deve seguir essa tendência, desempenhando papel estratégico para garantir estabilidade financeira. O movimento também reflete a nova fase da companhia, agora com participação do fundo de investimentos CYVN Holdings, envolvido em projetos de eletrificação automotiva.

Ferrari Purosangue versão Pogea Racing
Ferrari Purosangue versão Pogea Racing Foto: Ferrari / Divulgação

Além do SUV, está em desenvolvimento um cupê 2+2, também híbrido, previsto para o mesmo período, voltado a quem busca esportividade com mais espaço e versatilidade para o uso diário.

O grande desafio será equilibrar peso, desempenho e autonomia elétrica em um veículo naturalmente maior e mais pesado. Outro ponto crucial será o posicionamento: diferenciar-se de rivais já estabelecidos para conquistar um público exigente.

Ainda sem nome definido ou especificações oficiais, o SUV híbrido da McLaren deve marcar uma nova fase na história da marca. Será a prova de que até os fabricantes mais tradicionais precisam se reinventar para acompanhar as mudanças de comportamento e regulação no mercado automotivo.