x
UAI
Tecnologia!

Novo Cayenne elétrico poderá ser carregado sem fio, como os celulares

SUV elétrico está previsto para chegar ao mercado no próximo ano

Publicidade
Plataforma de recarga sem fio da Porsche
Plataforma de recarga sem fio da Porsche Foto: Divulgação/Porsche

A Porsche anunciou nesta sexta-feira (05) durante o Salão da Mobilidade de Munique, na Alemanha, seu mais novo sistema de recarga por indução para carros elétricos, que fará a estreia no novo Cayenne. A nova tecnologia permitirá aos donos do SUV elétrico realizar a recarga sem precisar de cabos, bastará apenas estacionar o veículo sobre de uma espécie de plataforma instalada na garagem de casa.

Assim como nos carregadores por celular, a energia é transferida de um dispositivo para o outro por meio de campos magnéticos. Na plataforma residencial, haverá um sistema de refrigeração por ar, enquanto no veículo haverá um sistema com uma placa específica para recarga, refrigerada por líquido, que permitirá o funcionamento da tecnologia.

De acordo com a imprensa americana, por conta da fiação necessária para a instalação da placa no veículo e também do sistema de arrefecimento, a tecnologia adiciona cerca de 15 kg ao Cayenne elétrico.

A Porsche não deixou claro, mas a tendência é que essa tecnologia só poderá ser instalada em veículos novos, sendo necessário adicionar a função na hora de configurar o veículo, uma vez que a fiação necessária só poderá ser realizada na fábrica. Essa informação também torna impossível (pelo menos em um primeiro momento) a instalação dessa tecnologia em modelos elétricos usados como Taycan e Macan.

A placa instalada no chão terá 11 kW de potência, quase 50 kg de peso e será alimentada por um sistema de 240 volts e 48 amperes, capaz de recarregar o veículo mesmo a temperaturas de -17ºC a até 50ºC.

Caso algum animal, por exemplo, se aproxime ou passe por cima da plataforma durante a recarga, o sistema suspenderá a troca de energia. Caso algum objeto seja largado sobre plataforma, a recarga também será interrompida. Entretanto, questões climáticas como neve, chuva e folhas não serão capazes de interromper a recarga.

Segundo a Porsche, a plataforma de recarga consegue 90% de eficiência na transferência energética entre a rede e o veículo, e que esse índice é similar ao visto em carregadores de tipo 2.

Posicionamento correto será crucial para funcionamento do sistema
Posicionamento correto será crucial para funcionamento do sistema Foto: Divulgação/Porsche

A fabricante explicou que quando o veículo detectar que está perto de uma plataforma de recarga, o sistema de assistente de estacionamento será ativado para que o condutor estacione o veículo na posição correta para realizar a recarga.

A Porsche não divulgou o preço para a nova placa de recarga sem fio para o Cayenne elétrico, mas com certeza não custará pouco.