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BYD apresenta bateria gigante três vezes mais potente que a da Tesla

Sistema de armazenamento estacionário de 14,5 MWh promete reduzir custos e aumentar eficiência em projetos de grande escala

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HaoHan, a maior célula aplicada em armazenamento estacionário pela BYD
HaoHan, a maior célula aplicada em armazenamento estacionário pela BYD Foto: Divulgação/BYD

A BYD apresentou o HaoHan, um sistema de armazenamento de energia estacionário com capacidade de 14,5 MWh, quase três vezes maior que o Megapack 3 da Tesla, que oferece 5 MWh por unidade. A versão compacta de 20 pés entrega 10 MWh, também superando a concorrência em espaço equivalente.

O HaoHan utiliza a Blade Battery de 2.710 Ah, a maior célula aplicada em armazenamento estacionário pela BYD, aumentando a densidade energética e permitindo projetos de grande escala com metade das unidades necessárias anteriormente. Segundo a empresa, isso deve reduzir 21,7% dos custos totais de projetos em larga escala.

HaoHan, a maior célula aplicada em armazenamento estacionário pela BYD
HaoHan, a maior célula aplicada em armazenamento estacionário pela BYD, Foto: Divulgação/BYD

A arquitetura do sistema também foi aprimorada, resultando em 70% menos falhas e menores custos de manutenção. O inversor GC Flux, integrado ao HaoHan, opera entre 2,5 e 10 MW, com eficiência de até 99,35%, densidade de potência máxima 130% acima da média do setor e capacidade de suportar sobrecargas três vezes superiores à nominal por 10 segundos. O sistema ainda regula tensão e frequência em menos de 100 milissegundos e mantém resposta inercial por até 25 segundos, garantindo estabilidade à rede elétrica.

O gerenciamento do HaoHan é feito pelo GC Master EMS, sistema que controla a operação das baterias e otimiza o retorno financeiro, semelhante ao Autobidder da Tesla.

A BYD já confirmou a utilização do HaoHan em um projeto de 12,5 GWh na Arábia Saudita, um dos maiores do mundo, equivalente ao total de armazenamento instalado pela Tesla em um trimestre. A tecnologia reforça a competitividade da BYD no mercado global, especialmente por produzir internamente as baterias, o componente mais caro desses sistemas.