A Nissan comunicou que, neste mês de setembro, uma grande frota do Ariya vai começar a rodar pelo Brasil. Segundo a montadora japonesa, o SUV médio 100% elétrico será usado para contribuir no Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologias da marca.
A ideia da Nissan é realizar avaliações em uso real, no dia a dia, de tecnologias e equipamentos que a empresa adota. Justamente por isso, diversas unidades do Ariya vão circular por diferentes estados do país nas próximas semanas.
"Em vez de um ou dois carros em testes controlados e direcionados para avaliações pelas equipes de engenharia, haverá no país, de uma só vez, uma frota inteira em circulação, potencializando e dando agilidade na coleta de dados", explica a fabricante nipônica, em comunicado.
Lançado no Japão em 2020, o Ariya é um dos carros elétricos mais avançados da Nissan, sendo comercializado também nos Estados Unidos, Europa e em outros países da Ásia. No mercado brasileiro, não há previsão de vendas.
As unidades do Ariya, novas e importadas para o projeto, serão usadas como carros comuns por um grupo de concessionários e funcionários, e também em ações especiais da empresa. Para testar todas as ferramentas, a Nissan vai avaliar diferentes configurações de equipamentos.
Desta forma, a frota do projeto contará com unidades novas de quatro versões diferentes da linha. Compõem o projeto as versões Engage com tração dianteira, Engage e-4ORCE (tração integral), Engage+ e-4ORCE (tração integral) e a topo de linha Platinum e-4ORCE (tração integral).
De maneira geral, a Nissan espera que o projeto contribua para aumentar o conhecimento local sobre tecnologias avançadas e de eletrificação, auxiliando na definição de seus passos futuros em termos de mobilidade elétrica.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!