A Audi está em evidência nesta semana devido a uma gafe da filial canadense, que mostrou o Audi Conceito C antes da hora. Agora, a marca oficializou o modelo que deve chegar às ruas nos próximos anos para suceder, ainda que espiritualmente, o lendário esportivo TT.
Visualmente o Conceito C apresenta linhas que lembram claramente o TT e também o superesportivo R8, dois modelos que saíram de linha nos últimos anos, mas de acordo com a Audi a inspiração vem de muito mais longe. Oficialmente, a inspiração é no Auto Union Type C de 1936 e na terceira geração do Audi A6 de 2004.
O modelo será inovador por ser o primeiro conversível da Audi a usar um teto rígido. A cor de titânio evoca “elegância técnica”. O elemento preto na dianteira emula a grade vista tanto no Auto Union quanto no A6 e mostram que a Audi pensa no futuro, mas também faz tributo ao passado. A ausência de entradas de ar dianteiras denunciam se tratar de um conceito pensado para ser 100% elétrico.
Os faróis de LED são horizontais e bem finos, indicam a linha de design futuro da marca, conhecida por fazer modelos muito próximos aos conceitos. O desenho lateral do modelo até mostra certa semelhança com o também conceitual Jaguar Type 00. Essa sensação é reforçada pelo conjunto óptico fino e linhas retilíneas pela carroceria.
A cabine aposta em minimalismo e flerta com o design da escola Bauhaus que encantou o mundo no lançamento do TT, embora não exista nenhuma similaridade entre o C e TT.
O modelo não traz central multimídia, mas aposta em “alumínio anodizado” para dar um visual futurista. O volante traz controles físicos mas em formato esférico, mudando a forma como o condutor os aciona.
Segundo Massimo Frascella, diretor criativo da Audi, o Concept C é a primeira manifestação do “O Próximo Radical”, uma nova abordagem da marca para seus carros futuros. Nas palavras do italiano, a nova filosofia de design da Audi será o símbolo da determinação que transformará toda a marca.
Por ser um modelo conceitual, o Concept C não tem uma motorização. Entretanto, a expectativa é que o esportivo inspire o próximo esportivo elétrico da Audi, que já está em desenvolvimento e usará a mesma plataforma do sucessor elétrico do Porsche 718.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!