x
UAI
Estratégia arriscada

Jaguar: "Ver nossos carros será uma ocasião especial"

Fabricante britânica quer justificar mudança e altos preços cobrados por seu próximo carro que a posicionará como marca super premium

Publicidade
Jaguar está com identidade visual nova
Jaguar está com identidade visual nova Foto: Divulgação/Jaguar

A Jaguar conseguiu causar muito burburinho ao apresentar sua nova identidade e o conceito Type 00 no fim do ano passado. Desde então, a marca que tem apenas um carro nas concessionárias, está se reformulando para se tornar extremamente premium.

Segundo Brandon Baldassari, chefe da Jaguar nos Estados Unidos, a marca sabe que seu volume de vendas será bem pequeno e está preparada para isso, aceitando, inclusive, perder muito de seus concessionários.

“Nosso volume [de vendas] cairá, então, naturalmente, não precisamos de tantos concessionários. Alguns estão retornando para marcas que já trabalharam anteriormente, talvez porque seu público não tenha migrado para os elétricos, ou porque não acreditam neles”, afirmou em entrevista ao Motor1.

Carro conceito da Jaguar
Jaguar Type 00 Foto: Reprodução/Jaguar

“Temos uma expectativa realista de volume. Sabemos que o segmento não é muito grande, então não vendemos milhões de carros. Esses serão raros e quando você ver um, será uma ocasião especial”, completou o executivo.

Segundo o executivo, faz mais sentido buscar uma maior margem de lucro por veículo vendido, do que buscar um grande volume de vendas. Curiosamente, esse movimento é o que a Ford faz no Brasil, por exemplo.

“Buscar volume como fazíamos como F-Pace e XE não é luxo. Não é onde precisamos estar. Somos melhores quando podemos cobrar o que queremos, sem descontos e produzimos um volume pequeno com a margem que desejamos. É um pouco de escassez, mas conseguimos ter uma empresa sustentável”.

Concessionários da JLR possuem alas separadas para Jaguar e Land Rover
Concessionários da JLR possuem alas separadas para Jaguar e Land Rover Foto: Reprodução

O executivo sabe que o ticket médio dos carros da Jaguar ficará muito mais caro, (estima-se mudança de 65 mil dólares para 130 mil dólares) mas não teme perder muitos clientes, e imagina uma associação com a Range Rover, por exemplo.

“Venderemos os carros em lojas que estão acostumadas a vender Range Rovers de 200 mil dólares todos os dias. Eles conhecem esse tipo de cliente e sabem como tratá-los, por isso acreditamos que temos uma ótima rede de parceiros”, completou.

Como será o novo Jaguar?

Carro conceito da Jaguar
Type 00 servirá de base para próximo lançamento da marca britânica Foto: Reprodução/Jaguar

O polêmico conceito Type 00 serve como ponto de partida para o próximo modelo da marca. Entretanto, o carro final terá quatro portas e quatro lugares. A propulsão será elétrica, mas detalhes ainda estão longe de serem revelados.