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Correia banhada a óleo: saiba qual produto usar no Onix

Nova correia passou por mudanças nos componentes da fórmula, revestida de teflon e reforçada com fibra de vidro

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Correia dentada do motor
Correia dentada do motor Foto: Reprodução

O lançamento oficial do novo Onix e Onix Plus foi marcado, como esperado, por explicações da General Motors sobre o uso da correia dentada banhada a óleo. Mas, afinal, qual óleo recomendado pela montadora para os modelos?

Antes de responder a pergunta, é importante dizer que a GM fala abertamente sobre o assunto e se mostra interessada em resolver a polêmica. A empresa acredita que as reclamações nas redes sociais são desproporcionais e cita até mesmo possíveis robôs contra o carro mais vendido, que bateu a marca de 3 milhões de unidades.

A Chevrolet também levou um motor no dia do lançamento para mostrar as diferenças entre a correia anterior e a nova, que passou por mudanças nos componentes da fórmula, revestida de teflon e reforçada com fibra de vidro para ser mais resistente a contaminantes externos.

Por que usar a correia banhada a óleo?

De acordo com a GM, a correia banhada a óleo - um componente técnico que une as vantagens da correia dentada a seco com a durabilidade dos sistemas por corrente de comando - entrega menos atrito, funcionamento mais silencioso e vida longa. Essa tecnologia contribui para a eficiência energética, a redução das emissões e o menor custo total de manutenção no decorrer do tempo.

Ainda segundo a montadora, “estudos e levantamentos de campo indicam um aumento na presença de lubrificantes que não atendem às especificações adequadas — seja por adulteração ou falsificação, seja pelo uso de óleos fora das recomendações do fabricante. Essa condição afeta diferentes sistemas de qualquer tipo de motor e pode comprometer o desempenho e a durabilidade de elementos fundamentais para o funcionamento equilibrado do conjunto, incluindo a correia banhada a óleo”.

A GM reforçou que os donos devem sempre procurar por óleo próprio para o motor de 3 cilindros, o OW-20, com certificação Dexos-1.

Existem algumas opções no mercado, como o próprio óleo da GM, o ACDelco. Além dele, existem opções de outras marcas, como Castrol, Texaco e Shell, desde que sejam OW-20 e Dexos-1.

Em uma rápida pesquisa, encontramos opções que variam de R$ 25 a R$ 59 cada embalagem de 1 litro.

A GM reforçou que os donos devem sempre procurar por óleo próprio para o motor de 3 cilindros, o OW-20, com certificação Dexos-1
A GM reforçou que os donos devem sempre procurar por óleo próprio para o motor de 3 cilindros, o OW-20, com certificação Dexos-1 Foto: Eduardo Lucizano

Quilometragem para troca

A recomendação é do uso do lubrificante especificado no manual do veículo, assim como da troca preventiva da correia em 240 mil quilômetros — o mesmo padrão de durabilidade da geração anterior.

Ataques de robôs?

Hermann Mahnke, diretor executivo de produtos digitais da General Motors, disse que algo chamou a atenção da montadora quando o assunto correia vem à tona.

Segundo ele, as reclamações sobre a correia dentada banhada a óleo nos canais oficiais da empresa representam apenas 3% do total de interações. “Perguntas, indagações, são apenas 3%”, disse.

“Procura-se muito sobre Onix. O assunto correia é apenas o 20º tópico de interesse em buscas do Google”, disse Mahnke.

Um estudo feito pela montadora também detectou uso de “narrativas idênticas”, “palavras-chave parecidas” e “indícios de automação”.

Já Ricardo Fanucchi, diretor executivo de engenharia, explicou quais os principais sistema, tipos de correia e seus pontos positivos e negativos. “Todas as tecnologias têm prós e contras. No nosso ponto de vista técnico, a correia banhada a óleo combina os dois anteriores”.

Correia dentada: borracha sintética, externa e seco

Positivos: baixo nível de ruído e baixo atrito

Negativo: menor durabilidade e mais suscetível a desgaste

Vida útil: 60.000 km

Ruído: 60

Corrente de comando: aço, interno, banhada a óleo

Positivos: robustez mecânica e alta durabilidade

Negativo: maior nível de ruído e maior atrito

Vida útil: vida útil do motor

Ruído: 65

Correia banhada a óleo: borracha sintética, interna e banhada a óleo

Positivos: funcionamento silencioso, eficiência energética, confiabilidade mecânica e maior durabilidade

Vida útil: 240.000 km

Ruído: 57

Óleo adulterado?

Segundo Fanucchi, o óleo ajuda no controle de temperatura, elimina impurezas, protege contra corrosão, ajuda na vedação de componentes e ajuda na redução de combustível. “Dados do ICL (Instituto Combustível Legal) mostram que 20% dos óleos são adulterados”.
Entre as consequências principais do uso de óleo falsificado está a perda de durabilidade em até 50% da vida útil do motor.
Fanucchi disse que a GM tem mais 750 mil carros no EUA com a mesma correia e mesmo fornecedor. Segundo ele, “nenhuma ocorrência”. Ele garantiu ainda garantia de 240 mil km para quem tiver um Onix e levar na concessionária para inspeção.

Correia dentada do motor
Correia dentada do motor Foto: Reprodução

FAQ – Correia dentada banhada a óleo no novo Onix e Onix Plus

1. O que é a correia dentada banhada a óleo?

É um componente que combina as vantagens da correia dentada a seco (baixo atrito e pouco ruído) com a durabilidade da corrente de comando. Funciona imersa em óleo, o que garante menor atrito, maior vida útil, mais silêncio e eficiência energética.

2. Por que a GM optou por esse sistema?

A montadora afirma que o sistema:

Reduz emissões de poluentes;

Aumenta a eficiência energética;

Prolonga a vida útil da correia (até 240 mil km);

Diminui o custo de manutenção ao longo do tempo.

3. Qual é o óleo recomendado pela GM?

A GM orienta usar sempre óleo 0W-20 com certificação Dexos-1.

Opções disponíveis: ACDelco (da própria GM), Castrol, Texaco e Shell.

Preços variam entre R$ 25 e R$ 59 por litro (embalagem de 1L).

4. Qual a quilometragem para troca preventiva da correia?

A recomendação da GM é substituir a correia a cada 240 mil quilômetros, a mesma durabilidade da geração anterior.

5. Quais são as diferenças entre os três sistemas (correia seca, corrente e correia banhada a óleo)?

Correia dentada a seco (borracha sintética, externa):

Vida útil: 60 mil km

Vantagens: baixo ruído, baixo atrito

Desvantagem: menor durabilidade

Corrente de comando (aço, interna, banhada a óleo):

Vida útil: igual ao motor

Vantagens: robustez e alta durabilidade

Desvantagens: maior ruído e atrito

Correia banhada a óleo (borracha sintética, interna, banhada a óleo):

Vida útil: 240 mil km

Vantagens: silenciosa, eficiente, confiável e durável

Desvantagem: depende da qualidade do óleo usado

6. Quais os riscos de usar óleo adulterado ou fora da especificação?

Segundo a GM: 

O óleo adulterado pode reduzir a vida útil do motor em até 50%;

Pode comprometer o desempenho, aumentar o desgaste e prejudicar a correia;

Dados do Instituto Combustível Legal mostram que 20% dos óleos no Brasil são adulterados.

7. O que a GM respondeu sobre as críticas nas redes sociais?

A empresa afirmou que:

Apenas 3% das interações em seus canais oficiais tratam do tema correia;

O assunto aparece apenas como o 20º mais buscado no Google sobre Onix;

Detectaram indícios de automação e “narrativas idênticas”, sugerindo atuação de robôs em alguns ataques.

8. Existe garantia para a correia banhada a óleo?

Sim. A GM garante 240 mil km de durabilidade para quem fizer inspeções nas concessionárias autorizadas.