x
UAI
Revolucionário!

BYD quer carregar carros elétricos em 5 minutos no Brasil, mas com pegadinha

Fabricante confirma chegada de tecnologia que promete carregar elétricos tão rápido quando abastecer carro a combustão

Publicidade
Super Carregadores da BYD já são realidade para o público chinês
Super Carregadores da BYD já são realidade para o público chinês Foto: Divulgação

A BYD confirmou que irá oferecer no Brasil sua tecnologia mais avançada de carregamento de seus modelos 100% elétricos. Com capacidade de recuperar 400 km de alcance em apenas 5 minutos, a marca pretende transformar o processo de recarga tão veloz quanto o de abastecimento de carros a combustão.

A tecnologia estreou em março deste ano na China e faz parte dos esforços da marca para consolidar a recarga em megawatt (1mW ou 1000 kW). Os novos carregadores, chamados de Megawatt Flash Charger fazem parte do ecossistema Super e-Platform, que além dos carregadores, contempla modelos com arquitetura elétrica nova e inversores capazes de suportar altas velocidades de carga.

Para atingir essa velocidade, os carros precisam suportar 1.000 volts de tensão, e a BYD afirma ser a primeira fabricante a conseguir esse feito nos novos Han e Tan, que já utilizam a Super e-Platform.

Segundo a Auto Esporte, a BYD irá instalar uma unidade do Megawatt Flash Charger na sua fábrica em Camaçari (BA) e servirá apenas para demonstração da capacidade tecnológica da marca.

Entretanto, após a BYD apresentar seu carregador de 1MW em março, a também chinesa Zeekr revelou seu carregador com 1.2 MW de capacidade máxima no mês seguinte. Especialistas no setor afirmam que a tecnologia de recarga em megawatts é crucial para que caminhões elétricos possam se tornar viáveis, entretanto, as marcas chinesas querem realizar sua aplicações em carros de passeio também.