A Chevrolet está completando 100 anos de Brasil em 2025, e além da edição especial da S10, a marca irá mostrar seus próximos lançamentos em um evento no dia 8 de julho. A confirmação partiu de Fábio Rua, vice-presidente da GM na América do Sul em evento com jornalistas nos Estados Unidos.
Entre os modelos que serão exibidos, estarão os 100% elétricos Spark EUV e Captiva EV, já confirmados pela fabricante. A expectativa é que Onix, Onix Plus e Tracker reestilizados, tão aguardados no mercado e que seguem circulando em testes pelo país, também sejam enfim apresentados.
Entretanto, embora os modelos sejam apresentados em conjunto, a data de comercialização não será a mesma para todos, mas deve acontecer no segundo semestre.
Modelos a combustão
Para Tracker, Onix Plus e Onix, os modelos mais vendidos da GM no Brasil, a marca prepara atualizações visuais. A expectativa é que o visual seja bem diferente dos atualmente comercializados, mas não espere por mudanças estruturais. O trio deverá apresentar evoluções em termos de equipamentos no interior, visando voltar a ser competitivo.
Entre os SUVs, o Tracker é o único que não apresenta painel de instrumentos 100% digital, por exemplo, enquanto o monovolume Spin já oferece esse equipamento, embora bem simples. Seguindo a lógica de Spin, S10 e Equinox, a multimídia dos três modelos deve ser horizontalizada, e seria interessante se fosse maior do que as 8” oferecidas atualmente.
Eletrificação ainda é mistério
É certo que Tracker, Onix, Onix Plus e Montana, que compartilham a mesma plataforma, contarão com algum sistema de eletrificação nos próximos anos. A Chevrolet havia confirmado em 2024 que os primeiros híbridos-flex brasileiros seriam produzidos em São Caetano do Sul (SP) em 2025, mas até o momento, não houve mais nenhuma novidade sobre o tema.
Os motores atuais - 1.0 turbo de 121 cv e 18,9 kgfm de torque máximo e 1.2 turbo de 141 cv e 22,9 kgfm de torque máximo - serão mantidos, mas contarão com assistência elétrica de um sistema híbrido-leve de 48 Volts. A principal função desse sistema é reduzir a emissão de poluentes.
Spark EUV e Captiva EV
A General Motors seguirá investindo em carros elétricos no Brasil, mas passará a importar também seus modelos oferecidos na China. O Spark EUV, confirmado ainda em janeiro, deve ser o primeiro lançamento.
Com 3,99 metros de comprimento e 385 litros de capacidade de porta-malas, o modelo deve ser o elétrico mais acessível da Chevrolet por aqui. Na China, o modelo tem capacidade para apenas 4 ocupantes.
A multimídia é de 10,1 polegadas e o painel de instrumentos tem 8,8”. Entre os equipamentos estão frenagem autônoma de emergência e assistente de estacionamento. Na China, o modelo conta com motor elétrico de 102 cv de potência e 18,3 kgfm de torque e tem alcance para 401 km, segundo o padrão de medição local.
Outro elétrico já confirmado para 2025 é o Captiva EV, que assim como o Spark, teve sua origem na China, e chega ao Brasil importado do país asiático graças às parcerias da Chevrolet por lá.
Considerado um carro estratégico pelo vice-presidente da GM, Fábio Rua, o modelo tem 4,74 metros de comprimento, sendo 2,8 m de entre-eixos. Um de seus destaques deverá ser o porta-malas, que tem capacidade para 610 litros.
O motor é de 204 cv e 31,6 kgfm de torque, que garantem aceleração de zero aos 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 175 km/h. O alcance total é de 510 km segundo o ciclo chinês, mas deverá ser reduzido no Brasil, visto que o Inmetro é mais rigoroso.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!