x
UAI
Sucesso!

BYD Dolphin Mini foi o eletrificado mais vendido em maio; King vence Corolla

Compacto 100% elétrico supera híbridos e conquista mais de 10% do mercado dos eletrificados em maio

Publicidade
BYD Dolphin Mini lidera o segmento de carros elétricos no país
BYD Dolphin Mini lidera o segmento de carros elétricos no país Foto: BYD/ divulgação

O BYD Dolphin Mini encerrou maio mantendo a sua trajetória de sucesso no mercado brasileiro. Um dos carros elétricos mais acessíveis do país, liderou o mercado de elétricos e híbridos em maio com 2.296 unidades, superando o Fastback Híbrido na versão Audace, que apareceu na segunda posição com 1.781 vendas.

Encerrando o top-3 aparece o BYD Song Pro GS com 1.698 emplacamentos durante todo o mês. A quarta posição é ocupada por outro modelo 100% elétrico, o Dolphin GS, que teve 1.576 unidades vendidas. No quinto lugar aparece o Fiat Pulse Audace, híbrido leve com sistema de 12V, assim como o Fastback.

BYD King x Toyota Corolla

BYD King GS
BYD King GS Foto: Luiz Forelli/Vrum

Com marketing agressivo, a BYD elegeu o Toyota Corolla como principal rival para o King. Se as vendas totais são vantajosas para o sedã japonês, entre os eletrificados é o chinês quem reina. 

As duas versões do King emplacaram 803 unidades em maio, enquanto o Corolla híbrido vendeu apenas 348 unidades, ficando atrás de modelos como Volvo EX30 e BYD Seal, ambos 100% elétricos e bem mais caros.

Entre os SUVs, o Corolla Cross híbrido teve um desempenho contido, com apenas 614 unidades vendidas. Por apenas 10 unidades, o SUV produzido no interior de São Paulo não foi superado pelo GWM Tank 300, que traz motorização híbrida plug-in, mas custa R$ 120 mil a mais.

BYD mantém folga entre marcas

Entre as fabricantes, a chinesa BYD segue muito acima das rivais. Em maio, a participação da marca de Shenzhen no cenário de eletrificados foi de 42,2%, bem superior aos 19,3% ocupados pela Fiat. Na sequência aparecem GWM (14,4%), Toyota (5,7%) e Mercedes-Benz (3,7%) encerrando o top-5.

Apesar dos bons números, a vantagem da BYD caiu 0,6% no último mês. Essa queda pode ser explicada pela chegada de novas marcas como Omoda & Jaecoo que vão emplacando seus veículos no mercado. A também chinesa GAC foi lançada no mês passado e quer incomodar a BYD.