x
UAI
NOVA IDENTIDADE VISUAL

Nova geração do Toyota RAV4 é lançado e revela o futuro do Corolla Cross

SUV de nova geração ganha visual moderno, mais tecnologia e autonomia de até 1.350 km

Publicidade
Toyota RAV4 de sexta geração
Toyota RAV4 de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota revelou nesta terça-feira (21) a sexta geração da RAV4, um dos carros mais vendidos do mundo, que agora é exclusivamente híbrido (HEV ou plug-in), com potência de até 324 cv, autonomia de mais de 1.350 km e tecnologias extremamente avançadas. Disponível em três versões – GR Sport, Core e Adventure (ou Woodland), as vendas começam em 2026 na Europa e Estados Unidos, e o Brasil também deve recebê-lo. 

O RAV4 adotou a nova identidade visual da Toyota, com faróis em formato de “C” e uma grade robusta — a versão Core tem a grade do tipo colmeia que faz parte da carroceria, assim como o Corolla Cross. Aliás, essa nova identidade visual é o que devemos esperar na nova geração do Corolla sedã e o Corolla Cross. 

Toyota RAV4 de sexta geração
Toyota RAV4 de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

Toyota RAV4 de sexta geração
Toyota RAV4 de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

Na traseira, lanternas em LED horizontais que invadem a tampa do porta-malas seguem o estilo já conhecido do RAV4, mas com mais sofisticação. Elas são conectadas por uma faixa preta, enquanto a versão GR Sport, preparada pela Gazoo Racing, traz rodas de 20 polegadas, bitola 20 mm mais larga e spoilers mais agressivos. A versão Woodland, por outro lado, aposta em pneus off-road e rack de teto.

Por dentro, o RAV4 mudou completamente, adotando também a nova identidade da marca. O multimídia tem 12,9 polegadas com o sistema Arene, da divisão Woven, que gerencia tudo por software, incluindo conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de voz e atualizações remotas. 

Toyota RAV4 de sexta geração
Toyota RAV4 de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

Toyota RAV4 de sexta geração
Toyota RAV4 de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é personalizável, e o Toyota Safety Sense 4.0 traz frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado, assistente de faixa e até estacionamento remoto pelo celular — em poucos cliques você estaciona a RAV4 sozinha. A versão GR Sport tem bancos em suede com pedais de alumínio.

O RAV4 2026 abandonou os motores a combustão e agora é só híbrido. A versão HEV combina um motor 2.5 gasolina aspirado de quatro cilindros com um ou dois elétricos, entregando 183 cv (tração dianteira) ou 191 cv (integral) na Europa, e até 239 cv nos EUA. Já o híbrido plug-in (PHEV) usa o mesmo motor com a bateria de 22,7 kWh, com autonomia elétrica de 100 km (WLTP) ou 80 km (EUA), com potência de 268 cv (tração dianteira) a 324 cv (integral), com 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, nesta última configuração.

Toyota RAV4 GR-Sport de sexta geração
Toyota RAV4 GR-Sport de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

Toyota RAV4 GR-Sport de sexta geração
Toyota RAV4 GR-Sport de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

O SUV consegue recarregar de 10 a 80% em 30 minutos em carregamento rápido (DC) de 50 kW. A autonomia total do PHEV, somando tanque e bateria, chega a 1.350 km, 50 km a mais que o modelo anterior, graças a melhor aerodinâmica, além de novas rodas redesenhadas.

Toyota RAV4 de sexta geração
Toyota RAV4 de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

Toyota RAV4 GR-Sport de sexta geração
Toyota RAV4 GR-Sport de sexta geração Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota manteve a plataforma TNGA-K, mas reforçou a rigidez da carroceria para reduzir vibrações, e consequentemente melhorando o silêncio a bordo. O RAV4 cresceu pouco, saindo de 4,59 para 4,62 m de comprimento (2 cm a mais), 1,72 m de altura (+12 cm) e entre-eixos de 2,69 m, igual ao anterior. O porta-malas subiu de 733 para 749 litros. 

A suspensão da variante GR Sport foi retrabalhada para mais firmeza, com direção recalibrada, enquanto a opção Woodland tem ajustes para uam suspensão voltada ao off-road.

O RAV4 já vendeu 15 milhões de unidades desde 1994 no mundo todo, sendo o modelo mais vendido da Toyota em 2024, à frente do Corolla. No Brasil, onde é oferecido só como híbrido desde 2019, ele compete com Honda CR-V e Mitsubishi Outlander.