x
UAI
Novidade vindo ai!

Stellantis: dona da Fiat confirma novo carro híbrido no Brasil no em 2026

Fábrica responsável por Jeep, Ram e Fiat Toro terá seis lançamentos e nova marca em breve

Publicidade
O Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, Pernambuco, receberá parte dos investimentos para o desenvolvimento de novas plataformas
O Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, Pernambuco, receberá parte dos investimentos para o desenvolvimento de novas plataformas Foto: Stellantis/Divulgação

Em celebração aos dez anos da fábrica de Goiana (PE), a Stellantis anunciou que a planta nordestina terá um papel central no futuro da empresa. Em coletiva nesta quinta-feira (22), Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América do Sul, confirmou seis novos produtos e a chegada de uma nova marca à unidade nordestina.

Segundo o executivo, os seis lançamentos serão introduzidos ao mercado sem grandes intervalos, dentro do ciclo de 2025 a 2030. O primeiro dos seis novos modelos não teve data exata de lançamento revelada, mas Cappellano garantiu que o primeiro híbrido produzido em Goiana chegará no início de 2026.

Dona da Fiat, Jeep e Ram confirma novo carro híbrido no Brasil
Dona da Fiat, Jeep e Ram confirma novo carro híbrido no Brasil Foto: Mauricio Campelo/Vrum

A Stellantis informou também que as plataformas atuais podem ser adaptadas para receber as novas tecnologias em desenvolvimento pelo grupo. Cappellano destacou que a planta pernambucana é especializada em veículos de porte médio e continuará assim nos próximos anos.

Todos os seis novos produtos contarão com alguma forma de eletrificação. No entanto, nem todas as versões desses modelos utilizarão motorizações eletrificadas. O executivo demonstrou apoio à produção de tecnologias híbrido-leve (MHEV) e híbrido pleno (HEV), que devem ser aplicadas nos próximos lançamentos da planta de Pernambuco.

Dona da Fiat, Jeep e Ram confirma novo carro híbrido no Brasil
Dona da Fiat, Jeep e Ram confirma novo carro híbrido no Brasil Foto: Mauricio Campelo/Vrum

Há também possibilidade de fabricar híbridos plug-in (PHEV) e até veículos 100% elétricos (EV), mas, se isso se concretizar, será apenas no final do ciclo de investimentos (2025-2030). Versões híbridas com motores a diesel, por exemplo, não foram descartadas por Cappellano, mas também não foram confirmadas.

Nova marca é mistério

Já a nova marca, no entanto, segue em segredo, guardada a sete chaves pelos executivos da Stellanis. Atualmente, o grupo detém 15 montadoras em seu portfólio, mas nem todas estão ativas ou presentes no mercado brasileiro. 

Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid Foto: Luiz Forelli/Vrum

Cappellano evitou perguntas sobre a nova fabricante, limitando-se a dizer que os seis novos modelos exigirão ajustes nas linhas de produção já existentes. Todos os lançamentos terão opções eletrificadas. Das seis novidades, algumas serão novas gerações de “nomes já existentes” na linha atual.

Plataformas atuais podem receber motorização híbrida

Na Europa, a plataforma Small Wide está sendo substituída pela STLA Medium, como visto na nova geração do Compass, lançado no começo de maio no Velho Continente. Cappellano afirmou que a Small Wide pode, sim, suportar tecnologias eletrificadas, mas a planta de Goiana também produzirá pelo menos uma nova arquitetura para receber eletrificações.