x
UAI
OFICIALMENTE

Nova geração do Jeep Compass é revelada e antecipa o futuro no Brasil

Nova geração troca plataforma, cresce 14 cm e traz versão 100% elétrica com até 660 km de autonomia; chegada ao Brasil acontece só em 2027

Publicidade
Jeep Compass de terceira geração
Jeep Compass de terceira geração Foto: Divulgação/Jeep

A Jeep oficializou nesta segunda-feira (5) a nova geração do Compass globalmente. Depois de quase dez anos no mercado e mais de 2,5 milhões de unidades vendidas desde 2006, o SUV ganhou uma cara nova, cresceu em tamanho, e agora aposta forte na eletrificação, com versões híbridas e três elétricas, com autonomia até 660 km de alcance (WLTP). Feito na Itália com a plataforma STLA Medium, ele chega com design mais robusto e com mais tecnologia, mas os brasileiros terão que esperar até 2027 para ver ele rodando por aqui, produzido em Goiana (PE).

O Compass 2026 abandonou a antiga plataforma Small Wide e adotou a STLA Medium, compartilhada com Peugeot 3008 e Opel Grandland, feita especialmente para eletrificação. O SUV cresceu e agora tem 4,54 metros de comprimento (14 cm a mais), 1,90 m de largura (8,5 cm a mais), e 1,67 m de altura, com entre-eixos de 2,77 m (13 cm maior). Isso rendeu 55 mm a mais de espaço para pernas na segunda fileira, segundo a Jeep, e um porta-malas de 550 litros (45 litros a mais).

Jeep Compass de terceira geração
Jeep Compass de terceira geração Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Compass de terceira geração
Jeep Compass de terceira geração Foto: Divulgação/Jeep
 

O visual, que agora está mais quadrado e parrudo, apresenta a famosa grade com sete fendas, mas os faróis LED afilados e as lanternas traseiras em “X” dão um toque geométrico. Ele tem 20 cm de altura do solo, ângulos de ataque (20°), ventral (15°) e saída (26°), e pode cruzar até 470 mm de água.

Por dentro, a terceira geração do Compass foi totalmente reformulado, com o painel de instrumentos totalmente digital de 10 polegadas e uma central multimídia de belos 16 polegadas, ambas de série, com acabamentos mais refinados e um carregador por indução. O volante também foi alterad, e o console central ganhou o seletor giratório de marchas e o sistema Selec-Terrain para ajustar tração e suspensão em qualquer terreno. 

Em termos de tecnologia, o novo Compass inclui o sistema ADAS nível 2, com piloto automático adaptativo Stop & Go, frenagem de emergência, assistente de faixa entre outros. Além disso, o SUV oferece atualizações Over-The-Air. O pacote opcional traz head-up display, bancos ventilados com massagem e teto solar.

Jeep Compass de terceira geração
Jeep Compass de terceira geração Foto: Divulgação/Jeep

Jeep Compass de terceira geração
Jeep Compass de terceira geração Foto: Divulgação/Jeep

Jeep Compass de terceira geração
Jeep Compass de terceira geração Foto: Divulgação/Jeep

A versão de entrada da nova geração do Compass possui sistema híbrido leve (MHEV), com motor 1.2 turbo de 136 cv mais um elétrico de 28 cv, totalizando 145 cv com bateria de 0,4 kWh. Há a opção híbrido plug-in que junta um 1.6 turbo de 150 cv a um elétrico de 125 cv, chegando a 195 cv e 87 km de autonomia elétrica com bateria de 17,8 kWh . Mas a grande novidade é a versão elétrica, com três opções:

  • 213 cv (bateria de 74 kWh, 508 km);

  • 231 cv (bateria de 96 kWh, 660 km);

  • 375 cv (4x4, dois motores, 600 km)

A recarga rápida vai de 20% a 80% em 31 minutos (160 kW em DC) ou até 22 kW em AC. Na Europa, a configuração First Edition sai por 41.000 euros (R$ 264 mil) na MHEV e chega a 51.750 euros (R$ 333 mil) na versão elétrica.

O Compass 2026 estreia na Europa na próxima terça-feira (6) na Europa naversão First Edition, feita na fábrica de Melfi, na Itália, um polo da eletrificação da Stellantis. No Brasil, a produção fica em Goiana (PE), dentro dos R$ 13 bilhões investidos pela Stellantis até 2030. 

Aqui, ele terá uma híbrida-flex com motor 1.3 turbo e transmissão de dupla embreagem, além de versões híbridas-leves de 48V e plug-in, mas a estreia ocorre somente em 2027. Porém em termos de design, dimensões e interior, é o que teremos no Brasil.