x
UAI
Festa!

Fábrica da Citroën supera 1 milhão de carros produzidos e espera novo Jeep

Citroën Basalt foi o modelo escolhido para comemorar marca importantíssima da fábrica fluminense

Publicidade
Citroën Basalt foi o milionésimo carro nacional da Citroën
Citroën Basalt foi o milionésimo carro nacional da Citroën Foto: Divulgação

A fábrica de Porto Real (RJ) da Stellantis atingiu na última segunda-feira (19) a marca de 1 milhão de veículos Citroën produzidos. Atualmente, o Polo é encarregado de produzir C3, Aircross e Basalt, mas já produziu também modelos da Peugeot. No futuro, a expectativa é sobre a produção do Jeep Avenger.

A construção da planta teve início ainda em 1998, muito antes da existência da Stellantis. Na época, a PSA (Peugeot-Citroën) foi a responsável pela construção do complexo. O primeiro modelo só foi produzido no início de 2001, com o Citroën Xsara Picasso sendo o escolhido.

Desde então, a Citroën já conta com mais de 10 modelos produzidos no Sul fluminense, entre eles o C3, C3 Aircross, C3 Picasso, C4 Cactus, e a terceira geração do C3, Aircross e Basalt.

O modelo 1 milhão foi justamente o mais recente da história da Citroën no Brasil e na América do Sul, o Basalt. A unidade em questão é da versão Shine na cor vermelho rubi, e não contará com nenhum emblema especial, nem deverá ser mantida pela marca, sendo comercializada normalmente.

Modelos da Citroën produzidos no Rio de Janeiro
Modelos da Citroën produzidos no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

Futuro deve contar com Jeep

Desde o fim da produção da primeira geração do Peugeot 2008 ao fim de 2023, a planta de Porto Real (RJ) passou a ser responsável somente pelos carros da Citroën, com os Peugeot fabricados na Argentina. Além dos três modelos, a expectativa é que o novo Jeep Avenger também seja produzido no Rio de Janeiro.

Novo SUV da Jeep no Brasil será o Avenger
Jeep Avenger Foto: Divulgação

Essa expectativa se dá por conta da possibilidade de expansão da fábrica e por ser, até o momento, a única planta do grupo Stellantis no Brasil que produz a plataforma CMP, a qual o Avenger, C3, Basalt e Aircross compartilham.

No ano passado, a Stellantis anunciou que o complexo do Rio de Janeiro receberá 3 bilhões de reais em investimentos até 2030. A expectativa é que modelos com motorização híbrida-leve passem a ser produzidos no local, mas até o momento, não é o caso de nenhum veículo da Citroën.