A fábrica de Porto Real (RJ) da Stellantis atingiu na última segunda-feira (19) a marca de 1 milhão de veículos Citroën produzidos. Atualmente, o Polo é encarregado de produzir C3, Aircross e Basalt, mas já produziu também modelos da Peugeot. No futuro, a expectativa é sobre a produção do Jeep Avenger.
A construção da planta teve início ainda em 1998, muito antes da existência da Stellantis. Na época, a PSA (Peugeot-Citroën) foi a responsável pela construção do complexo. O primeiro modelo só foi produzido no início de 2001, com o Citroën Xsara Picasso sendo o escolhido.
Desde então, a Citroën já conta com mais de 10 modelos produzidos no Sul fluminense, entre eles o C3, C3 Aircross, C3 Picasso, C4 Cactus, e a terceira geração do C3, Aircross e Basalt.
O modelo 1 milhão foi justamente o mais recente da história da Citroën no Brasil e na América do Sul, o Basalt. A unidade em questão é da versão Shine na cor vermelho rubi, e não contará com nenhum emblema especial, nem deverá ser mantida pela marca, sendo comercializada normalmente.
Futuro deve contar com Jeep
Desde o fim da produção da primeira geração do Peugeot 2008 ao fim de 2023, a planta de Porto Real (RJ) passou a ser responsável somente pelos carros da Citroën, com os Peugeot fabricados na Argentina. Além dos três modelos, a expectativa é que o novo Jeep Avenger também seja produzido no Rio de Janeiro.
Essa expectativa se dá por conta da possibilidade de expansão da fábrica e por ser, até o momento, a única planta do grupo Stellantis no Brasil que produz a plataforma CMP, a qual o Avenger, C3, Basalt e Aircross compartilham.
No ano passado, a Stellantis anunciou que o complexo do Rio de Janeiro receberá 3 bilhões de reais em investimentos até 2030. A expectativa é que modelos com motorização híbrida-leve passem a ser produzidos no local, mas até o momento, não é o caso de nenhum veículo da Citroën.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!