A Nissan não está vivendo seus melhores dias. A montadora japonesa enfrenta uma crise global, com cortes em fábricas, demissões e déficit fiscal. Mas, mesmo com o cenário turbulento, a marca aposta forte no mercado brasileiro, um dos mais importantes para sua operação na América Latina. E a prova disso está com a nova geração do Kicks, que chega em 2025, e um SUV compacto inédito que dará as caras em 2026. Seu nome foi revelado: Nissan Kait.
Quem revelou o nome do SUV foi o site Motor1.com Brasil e confirmou que esse SUV derivado do Kicks Play (atual) se chamará Kait para enfrentar o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e o futuro SUV compacto da Chevrolet, que ficará entre o Tracker e Onix.
Enquanto isso, o Kicks de nova geração, que irá utilizar o motor 1.0 turbo flex de 120/125 cv e 20,4/22,4 kgfm de torque (o mesmo do Renault Kardian, graças à parceria Nissan-Renault), parte para ser um SUV médio, para rivalizar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e cia.
E enquanto o grande lançamento da Nissan para 2025 é a nova geração do Kicks, para 2026 o Kait será o grande destaque da estratégia da Nissan, um SUV compacto que será produzido em Resende (RJ) e exportado para mais de 20 países da América Latina, incluindo México e Argentina.
O nome, com apenas quatro letras, foi escolhido com cuidado, já que Nissan avaliou a fonética para garantir que soasse bem em diferentes mercados, mantendo a proximidade com outros SUVs da marca, como o Kicks.
O Kicks Play, versão da primeira geração do Kicks, segue à venda como opção de entrada, mas irá seguir de linha quando o Kait chegar, em 2026. Isso porque a Nissan não deve manter dois SUVs compactos produzidos no Brasil.
O Kait já foi flagrado em testes no país, ainda bem camuflado, e promete trazer um design único, sem relação com o Renault Kardian, apesar da aliança entre as marcas. Ele vai usar a plataforma Nissan V, a mesma do Kicks Play, e não a CMF-B do Kardian — no flagra, é possível ver a similaridade das portas do Kait com o Kicks Play.
O lançamento do Kait faz parte de um plano maior da Nissan para fortalecer sua posição no Brasil e na América Latina. O Kait será exclusivo do Brasil na produção, o que mostra o papel do país como hub de exportação. Com ele, a Nissan quer não só substituir o Kicks Play, mas também conquistar novos consumidores no segmento de SUVs que não para de crescer — representam 52% das vendas de carros no Brasil.
Mesmo diante a crise, a Nissan sabe que o Brasil é um mercado estratégico. Com 60.457 unidades do Kicks vendidas em 2024, um recorde histórico do SUV em comercialização, a montadora enxerga o país como peça-chave para crescer 7% na América Latina até 2026, como afirmou Guy Rodriguez, presidente da Nissan América do Sul. Por isso, a Nissan investiu R$ 2,8 bilhões para modernizar a fábrica de Resende, criar 400 empregos e lançar novos modelos.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!