O segmento de caminhonetes médias no Brasil permanece sem alterações no ranking dos modelos mais emplacados, trazendo a Toyota Hilux na liderança isolada, seguida pela Chevrolet S10 e a Ford Ranger, que na sua linha 2024 chegou com visual renovado e amplo pacote de equipamentos. Para conferir as novidades da picape, testamos a Ford Ranger 3.0 V6 Limited, equipada com motor turbodiesel de 250cv e câmbio automático de 10 marchas. O modelo estava equipado com um kit de opcionais, que joga seu preço para algo em torno de R$ 340 mil, superando a concorrência. Vale a pena?
Para tentar responder essa pergunta, vamos destrinchar a versão topo de linha da Ford Ranger, que na sua linha 2024 ganhou visual ainda mais robusto. Nessa versão, a caminhonete traz o conjunto óptico todo em LED, incluindo a luz diurna e os faróis de neblina.
A grade frontal ganhou novo desenho com barras cromadas paralelas e elementos em relevo em preto brilhante, conferindo aspecto mais requintado. O para-choque com elementos verticais salientes reforça a robustez junto com o capô alto e vincado. A versão tem na lista de equipamentos de série rodas de liga leve de 18 polegadas, mas a unidade testada estava com as de 20 polegadas calçadas com pneus de perfil 55.
A Ford Ranger Limited traz estribos laterais, rack de teto, lanternas em LED e para-choque traseiro cromado, com degrau para facilitar o acesso à caçamba. A tampa do compartimento de carga conta com sistema de amortecimento, que facilita a abertura e o fechamento. A caçamba, que tem volume de 1.250 litros, traz apenas a proteção de plástico, alças para amarração da carga e iluminação.
Ali nota-se a ausência da janela no vidro traseiro, que também não traz a grade de proteção. E se o cliente estiver interessado na capota marítima, terá que comprar como acessório. A Ford vende opções da capota com material maleável ou rígido, com preços também salgados.
Interior é ponto forte na Ford Ranger
Por dentro, a caminhonete média da Ford em sua versão de topo de linha não decepciona. Os materiais usados são de boa qualidade e a montagem das partes é bem feita, sem arestas ou folgas exageradas. Os bancos são revestidos com tecido premium, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos.
Os bancos dianteiros trazem abas laterais que ajudam a proporcionar posição confortável. Já o banco traseiro tem bom espaço para as pernas, mas o encosto tem pouca inclinação, o que causa desconforto em viagens mais longas. Ali se acomodam bem duas pessoas, que contam com saídas do ar-condicionado e entradas USB. Debaixo do banco traseiro há nichos para guardar pequenos objetos.
A Ford Ranger Limited com o kit de opcionais traz um painel de instrumentos todo digital, com tela de 12,4 polegadas, que pode ter a configuração alterada, trazendo informações como a pressão do turbo e dos pneus. Já o sistema multimídia Sync4 com tela de 12 polegadas tem ampla conectividade por Apple CarPlay e Android Auto sem cabo, câmera de ré com imagens bem definidas, app link e comandos de voz.
O motorista consegue acessar o painel de instrumentos e o sistema multimídia pelos comandos no volante, que tem ainda ajuste de altura e distância. Conta também com o sistema de carregamento da bateria do celular por indução.
Dirigindo a caminhonete
Equipada com motor V6 3.0 litros de 250cv e 61,2kgfm de torque, a Ford Ranger Limited não tem como decepcionar. Mesmo pesando mais de duas toneladas, a picape responde muito bem às acelerações, pois o torque máximo já aparece em baixas rotações. Ela é ágil no trânsito urbano e acelera com vigor nas estradas.
O motor é associado ao câmbio automático de 10 velocidades, que tem marchas bem escalonadas, favorecendo o desempenho da picape. Mas se o motorista entusiasma e pisa fundo no acelerador, o consumo de combustível fica comprometido. Em nosso trajeto misto de teste, o computador de bordo registrou consumo médio de 6,7km/l, e com a caminhonete sem peso.
A Ford Ranger Limited conta com sistema de tração 4WD, com seletor no console que permite optar entre 4x2, 4x4, reduzida e bloqueio do diferencial traseiro. O motorista tem ainda à disposição um seletor de modos de condução, que adequa a caminhonete para trafegar em pisos escorregadios ou para proporcionar um rodar mais econômico, favorecendo um consumo de combustível mais baixo.
A direção com assistência elétrica foi bem calibrada, trazendo cargas bem definidas em velocidades mais baixas, favorecendo as manobras de estacionamento. Mas fica mais pesada em velocidades mais altas, garantindo firmeza e segurança. As suspensões também foram bem calibradas, proporcionando boa estabilidade em curvas, mesmo a picape sendo mais alta. Porém, ela ainda transfere as irregularidades do solo para a cabine, e em pisos ruins pula consideravelmente.
Quanto custa?
A Ford Ranger 3.0 V6 Limited 4WD e câmbio automático tem preço sugerido de R$ 319.990 e com o kit de opcionais chega a R$ 339.990.
Concorrentes da Ford Ranger Limited
Toyota Hilux, líder do segmento, tem a sua versão SRX Plus 2.8 16V turbodiesel de 204cv como a concorrente da Ranger Limited. Com preço de R$ 334.890, a caminhonete da Toyota até tem bom pacote de equipamentos, mas não o suficiente para superar a Ranger. Além disso, perde em potência e torque. Já a Chevrolet S10 High Country 2.8 turbodiesel traz como principal atrativo o preço: R$ 299.900. Nos demais quesitos ela perde para a concorrência.
Apesar de seu preço salgado, a Ford Ranger V6 Limited tem conteúdo que agrada aquele consumidor que valoriza a segurança, o conforto e o estilo mais sofisticado para o veículo comercial que também faz o papel do automóvel da família. Traz sete airbags e sistemas de auxílio à condução para evitar colisões e mantê-la dentro da faixa, além de outros. Está longe de ser uma picape barata, mas também não economiza no conteúdo.
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FICHA TÉCNICA
MOTOR (*) | Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, 2.993cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 250cv a 3.250rpm e torque máximo de 61,2kgfm a 1.750rpm |
TRANSMISSÃO (*) | Tração 4x4 (4WD) com reduzida e câmbio automático de 10 marchas |
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*) | Dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido, com feixe de molas semielípticas/20 polegadas (liga leve)/255/55 R20 |
DIREÇÃO (*) | Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica |
FREIOS (*) | A disco ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD |
CAPACIDADES (*) | Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.023kg |
DIMENSÕES (*) | Comprimento, 5,35m; largura, 1,91m; altura, 1,88m; distância entre-eixos, 3,27m; altura em relação ao solo, 23,5cm; e capacidade de imersão, 80cm |
VOLUME DA CAÇAMBA (*) | 1.250 litros |
ÂNGULOS (*) | De entrada, 30 graus; de saída, 26 graus; central, 22 graus |
PESO (*) | 2.357 quilos |
PERFORMANCE (*) | Velocidade máxima de 187km/h Aceleração até 100km/h em 9,2 segundos |
CONSUMO (**) | Cidade, 8,9km/l Estrada, 10,2km/l |
(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Inmetro
EQUIPAMENTOS:
DE SÉRIE – Seis modos de condução (Normal, Eco, Rebocar, Lama, Terra e Areia); controle automático de descida; diferencial traseiro blocante; freio de estacionamento eletrônico; navegador off road; sensor de pressão dos pneus; start/stop; ajuste elétrico dos faróis; degrau de acesso à caçamba; estribo plataforma; faróis full LED; faróis de neblina em LED; iluminação na caçamba; pontos de amarração de carga; lanternas traseiras em LED; luzes de condução diurna em LED; rodas de liga leve de 18 polegadas; protetor de caçamba; retrovisores elétricos com rebatimento; santantônio esportivo na cor da carroceria; tampa traseira com assistente de abertura e fechamento; tomada 12V na caçamba; multimídia Sync4 com tela tátil de 12 polegadas; app link; comando de voz; Android Auto e Apple CarPlay sem fio; entradas USB; Ford Pass Connect; banco do motorista com oito ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro; bancos com revestimento premium; carregador por indução; chave com sensor de presença; sensor de chuva; volante multifuncional com ajuste de altura e distância; sete airbags;
OPCIONAIS – Rodas de liga leve de 20 polegadas; pneus 255/55 R20 All Season; painel de instrumentos com tela de 12,4 polegadas configurável; alerta de tráfego cruzado em ré; assistente automático de frenagem em ré e detecção de pedestre; assistente de manobras evasivas; assistente de permanência em faixa; assistente em cruzamentos; alerta de colisão com avisos sonoro e luminoso; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; frenagem pós colisão; sistema de monitoramento de ponto cego; câmera 360 graus; piloto automático adaptativo (ACC) com stop&go; assistente de partida em rampa e pintura metálica (R$ 1.900).