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AVALIAÇÃO

Ford Ranger 3.0 V6 Limited: recheio farto, mas preço salgado

Testamos a versão de topo de linha da caminhonete média da Ford com o kit de opcionais que inclui sistemas de auxílio à condução, mas cobra-se caro por isso

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Picape Ranger é, atualmente, o produto mais vendido pela Ford no Brasil
Picape Ranger é, atualmente, o produto mais vendido pela Ford no Brasil Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
9 Nota VRUM

O segmento de caminhonetes médias no Brasil permanece sem alterações no ranking dos modelos mais emplacados, trazendo a Toyota Hilux na liderança isolada, seguida pela Chevrolet S10 e a Ford Ranger, que na sua linha 2024 chegou com visual renovado e amplo pacote de equipamentos. Para conferir as novidades da picape, testamos a Ford Ranger 3.0 V6 Limited, equipada com motor turbodiesel de 250cv e câmbio automático de 10 marchas. O modelo estava equipado com um kit de opcionais, que joga seu preço para algo em torno de R$ 340 mil, superando a concorrência. Vale a pena?

Para tentar responder essa pergunta, vamos destrinchar a versão topo de linha da Ford Ranger, que na sua linha 2024 ganhou visual ainda mais robusto. Nessa versão, a caminhonete traz o conjunto óptico todo em LED, incluindo a luz diurna e os faróis de neblina.

A grade frontal ganhou novo desenho com barras cromadas paralelas e elementos em relevo em preto brilhante, conferindo aspecto mais requintado. O para-choque com elementos verticais salientes reforça a robustez junto com o capô alto e vincado. A versão tem na lista de equipamentos de série rodas de liga leve de 18 polegadas, mas a unidade testada estava com as de 20 polegadas calçadas com pneus de perfil 55.

A Ford Ranger Limited traz estribos laterais, rack de teto, lanternas em LED e para-choque traseiro cromado, com degrau para facilitar o acesso à caçamba. A tampa do compartimento de carga conta com sistema de amortecimento, que facilita a abertura e o fechamento. A caçamba, que tem volume de 1.250 litros, traz apenas a proteção de plástico, alças para amarração da carga e iluminação.

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha de lateral no asfalto e na terra
A caminhonete média tem 5,35m de comprimento e 3,27m de distância entre-eixos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Ali nota-se a ausência da janela no vidro traseiro, que também não traz a grade de proteção. E se o cliente estiver interessado na capota marítima, terá que comprar como acessório. A Ford vende opções da capota com material maleável ou rígido, com preços também salgados.

Interior é ponto forte na Ford Ranger

Por dentro, a caminhonete média da Ford em sua versão de topo de linha não decepciona. Os materiais usados são de boa qualidade e a montagem das partes é bem feita, sem arestas ou folgas exageradas. Os bancos são revestidos com tecido premium, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos.

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha interior painel e bancos dianteiros no asfalto
Acabamento interno é de boa qualidade e sistema multimídia traz tela tátil na posição vertical Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Os bancos dianteiros trazem abas laterais que ajudam a proporcionar posição confortável. Já o banco traseiro tem bom espaço para as pernas, mas o encosto tem pouca inclinação, o que causa desconforto em viagens mais longas. Ali se acomodam bem duas pessoas, que contam com saídas do ar-condicionado e entradas USB. Debaixo do banco traseiro há nichos para guardar pequenos objetos.

A Ford Ranger Limited com o kit de opcionais traz um painel de instrumentos todo digital, com tela de 12,4 polegadas, que pode ter a configuração alterada, trazendo informações como a pressão do turbo e dos pneus. Já o sistema multimídia Sync4 com tela de 12 polegadas tem ampla conectividade por Apple CarPlay e Android Auto sem cabo, câmera de ré com imagens bem definidas, app link e comandos de voz.

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha interior porta aberta banco traseiro no asfalto.jpg
É bom os espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro, onde tem saída do ar-condicionado e entradas USB Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O motorista consegue acessar o painel de instrumentos e o sistema multimídia pelos comandos no volante, que tem ainda ajuste de altura e distância. Conta também com o sistema de carregamento da bateria do celular por indução.

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha interior banco traseiro no asfalto
Banco traseiro acomoda com relativo conforto dois passageiros adultos e uma criança Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Dirigindo a caminhonete

Equipada com motor V6 3.0 litros de 250cv e 61,2kgfm de torque, a Ford Ranger Limited não tem como decepcionar. Mesmo pesando mais de duas toneladas, a picape responde muito bem às acelerações, pois o torque máximo já aparece em baixas rotações. Ela é ágil no trânsito urbano e acelera com vigor nas estradas.

O motor é associado ao câmbio automático de 10 velocidades, que tem marchas bem escalonadas, favorecendo o desempenho da picape. Mas se o motorista entusiasma e pisa fundo no acelerador, o consumo de combustível fica comprometido. Em nosso trajeto misto de teste, o computador de bordo registrou consumo médio de 6,7km/l, e com a caminhonete sem peso.

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha de traseira no asfalto e terra
As lanternas traseiras são em LED e degrau nas laterais facilita acesso à caçamba Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Ford Ranger Limited conta com sistema de tração 4WD, com seletor no console que permite optar entre 4x2, 4x4, reduzida e bloqueio do diferencial traseiro. O motorista tem ainda à disposição um seletor de modos de condução, que adequa a caminhonete para trafegar em pisos escorregadios ou para proporcionar um rodar mais econômico, favorecendo um consumo de combustível mais baixo.

A direção com assistência elétrica foi bem calibrada, trazendo cargas bem definidas em velocidades mais baixas, favorecendo as manobras de estacionamento. Mas fica mais pesada em velocidades mais altas, garantindo firmeza e segurança. As suspensões também foram bem calibradas, proporcionando boa estabilidade em curvas, mesmo a picape sendo mais alta. Porém, ela ainda transfere as irregularidades do solo para a cabine, e em pisos ruins pula consideravelmente.

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha de traseira caçamba aberta no asfalto
Caçamba tem volume de 1.250 litros e traz de série a proteção de plástico, mas capota marítima é acessório Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Quanto custa?

A Ford Ranger 3.0 V6 Limited 4WD e câmbio automático tem preço sugerido de R$ 319.990 e com o kit de opcionais chega a R$ 339.990.

Concorrentes da Ford Ranger Limited

Toyota Hilux, líder do segmento, tem a sua versão SRX Plus 2.8 16V turbodiesel de 204cv como a concorrente da Ranger Limited. Com preço de R$ 334.890, a caminhonete da Toyota até tem bom pacote de equipamentos, mas não o suficiente para superar a Ranger. Além disso, perde em potência e torque. Já a Chevrolet S10 High Country 2.8 turbodiesel traz como principal atrativo o preço: R$ 299.900. Nos demais quesitos ela perde para a concorrência.

Apesar de seu preço salgado, a Ford Ranger V6 Limited tem conteúdo que agrada aquele consumidor que valoriza a segurança, o conforto e o estilo mais sofisticado para o veículo comercial que também faz o papel do automóvel da família. Traz sete airbags e sistemas de auxílio à condução para evitar colisões e mantê-la dentro da faixa, além de outros. Está longe de ser uma picape barata, mas também não economiza no conteúdo.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha cofre do motor no asfalto e na terra
Motor V6 3.0 litros turbodiesel garante bom desempenho, pois tem bom torque em baixas rotações Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*) Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, 2.993cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 250cv a 3.250rpm e torque máximo de 61,2kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃO (*) Tração 4x4 (4WD) com reduzida e câmbio automático de 10 marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*) Dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido, com feixe de molas semielípticas/20 polegadas (liga leve)/255/55 R20
DIREÇÃO (*) Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*) A disco ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*) Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.023kg
DIMENSÕES (*) Comprimento, 5,35m; largura, 1,91m; altura, 1,88m; distância entre-eixos, 3,27m; altura em relação ao solo, 23,5cm; e capacidade de imersão, 80cm
VOLUME DA CAÇAMBA (*) 1.250 litros
ÂNGULOS (*) De entrada, 30 graus; de saída, 26 graus; central, 22 graus
PESO (*) 2.357 quilos
PERFORMANCE (*) Velocidade máxima de 187km/h
Aceleração até 100km/h em 9,2 segundos
CONSUMO (**) Cidade, 8,9km/l
Estrada, 10,2km/l

(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Inmetro

Ford Ranger 3.0 V6 Limited modelo 2024 vermelha roda de liga leve 20 polegadas no asfalto e na terra
A versão testada estava equipada com rodas de liga leve de 20 polegadas, que é opcional Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

EQUIPAMENTOS:

DE SÉRIE – Seis modos de condução (Normal, Eco, Rebocar, Lama, Terra e Areia); controle automático de descida; diferencial traseiro blocante; freio de estacionamento eletrônico; navegador off road; sensor de pressão dos pneus; start/stop; ajuste elétrico dos faróis; degrau de acesso à caçamba; estribo plataforma; faróis full LED; faróis de neblina em LED; iluminação na caçamba; pontos de amarração de carga; lanternas traseiras em LED; luzes de condução diurna em LED; rodas de liga leve de 18 polegadas; protetor de caçamba; retrovisores elétricos com rebatimento; santantônio esportivo na cor da carroceria; tampa traseira com assistente de abertura e fechamento; tomada 12V na caçamba; multimídia Sync4 com tela tátil de 12 polegadas; app link; comando de voz; Android Auto e Apple CarPlay sem fio; entradas USB; Ford Pass Connect; banco do motorista com oito ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro; bancos com revestimento premium; carregador por indução; chave com sensor de presença; sensor de chuva; volante multifuncional com ajuste de altura e distância; sete airbags;

OPCIONAIS – Rodas de liga leve de 20 polegadas; pneus 255/55 R20 All Season; painel de instrumentos com tela de 12,4 polegadas configurável; alerta de tráfego cruzado em ré; assistente automático de frenagem em ré e detecção de pedestre; assistente de manobras evasivas; assistente de permanência em faixa; assistente em cruzamentos; alerta de colisão com avisos sonoro e luminoso; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; frenagem pós colisão; sistema de monitoramento de ponto cego; câmera 360 graus; piloto automático adaptativo (ACC) com stop&go; assistente de partida em rampa e pintura metálica (R$ 1.900).