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Etanol é mais competitivo que gasolina em 7 estados do Brasil e DF

Saiba quais são os estados do país em que abastecer com o biocombustível pode ser mais vantajoso do que com o derivado do petróleo

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Biocombustível é mais vantajoso em alguns estados e também no Distrito Federal
Biocombustível é mais vantajoso em alguns estados e também no Distrito Federal Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

O etanol está com o preço em alta, mas mesmo com a diferença, o combustível se mostrou mais competitivo em relação à gasolina em sete estados e no Distrito Federal na última semana.

Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol teve paridade de, em média, 65,75% quando comparado à gasolina. Sendo assim, o biocombustível esteve favorável ao derivado do petróleo nos postos pesquisados.

O biocombustível se mostrou mais competitivo nos seguintes estados:

  • Amazonas (67,77%);
  • Goiás (65,75%);
  • Mato Grosso (61,56%);
  • Mato Grosso do Sul (65,08%);
  • Minas Gerais (67,93%);
  • Paraná (66,00%);
  • São Paulo (65,54%);
  • e no Distrito Federal (69,19%).

Nos demais estados, continua mais vantajoso abastecer o carro com gasolina.

Etanol pode ser mais competitivo que gasolina em outros casos

Bomba de etanol em primeiro plano, à direita, com carro prata ao fundo em posto de combustíveis
Etanol pode ser mais competitivo mesmo com cálculo dos 70% Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

De acordo com alguns executivos do setor, o etanol pode ser competitivo ainda que a paridade seja maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado. Isso porque há um consenso geral de que é necessário multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7 para descobrir o melhor para se abastecer. Sendo assim, caso o resultado da conta for inferior ao preço do litro do etanol, seria mais vantajoso abastecer o veículo com gasolina, já que a eficiência do combustível derivado do petróleo é superior em 30% quando comparado ao biocombustível.

No entanto, testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia com 20 veículos flex de gerações recentes mostraram que o desempenho médio do etanol comum em relação à gasolina varia de 70,7% a 75,4%. Para as provas foram utilizados modelos compactos 1.0 e 1.6, sedans médios e SUVs.

Na foto, posto de combustível a noite com carros enfileirados para abastecer.
Dependendo do modo de dirigir de cada condutor, consumo de combustível apresenta variação Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press

Os testes mostram ainda que o jeito de cada motorista dirigir também é importante para determinar se o etanol é ou não mais competitivo que a gasolina. O condutor que utilizar o combustível vegetal estará economizando até que a diferença percentual dos preços alcance os 75%.

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