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Gasolina com 35% de etanol prejudicará o motor do carro?

Projeto de Lei, que ainda precisa de aprovação no Senado, causa apreensão em parte dos motoristas

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Carros flex não podem queimar, sem problema algum, qualquer proporção da mistura entre gasolina e etanol
Carros flex não podem queimar, sem problema algum, qualquer proporção da mistura entre gasolina e etanol Foto: Volkswagen/Divulgação

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 528/20, do ex-deputado Jerônimo Goergen, tomando como base o PL 4516/23, do Poder Executivo. De acordo com o texto, a mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, esse percentual pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18%. Antes de entrar em vigor, porém, a proposta ainda precisa de aprovação no Senado.

Apesar de ainda não estar em vigência, essa proposta já está assustando parte dos motoristas. Afinal, um teor tão elevado de etanol adicionado à gasolina poderá causar algum tipo de problema? O motor conseguirá funcionar normalmente? Há algum risco de redução de vida útil? O VRUM consultou o engenheiro Erwin Franieck, mentor de tecnologia da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE Brasil) para esclarecer essas questões.  

Primeiramente, o especialista lembra que, nos dias de hoje, a grande maioria da frota circulante de veículos leves no Brasil é flex. De acordo com uma pesquisa da consultoria Datagro, a tecnologia bicombustível está presente em 85% dos carros de passeio que rodam pelas ruas do país. Para esses modelos, o percentual de 35% de etanol na gasolina não representa problema algum, já que eles podem funcionar com qualquer proporção dessa mistura.

Quanto aos 15% restantes, que consomem unicamente gasolina, Franieck esclarece que, no caso dos veículos mais novos, também não deverão ocorrer problemas. "Em outros países do mundo, já são adotados o E10 e o E20 (gasolina com teores de 10% e 20% de etanol, respectivamente)", pondera. Exatamente por isso, os motores já são preparados para misturas de até 40%. Nesse ponto, vale lembrar que não existe gasolina pura.

Gasolina com mais etanol pode prejudicar carros mais antigos

Motor de seis cilindros em linha de automóvel de competição participante da 1ª Etapa do Quilômetro de Arrancada de Minas Gerais, no Mega Space, em Santa Luzia (MG)
Automóveis mais antigos, equipados com carburadores, podem ter falhas de funcionamento devido ao maior teor de etanol na gasolina Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press

Porém, existem sim alguns modelos que podem sofrer com esse aumento: os mais antigos. O engenheiro da SAE lembra que alguns carros importados, fabricados nas décadas passadas, podem apresentar desgaste acentuado da bomba e do filtro de combustível.

Veículos fabricados no século XX, ainda equipados com carburador ou com injeção eletrônica do tipo monoponto, também estão suscetíveis a certos problemas. Franieck alerta que, neles, a mistura entre ar e combustível ficará mais pobre, o que pode levar a falhas de funcionamento. 

A boa notícia é que, mesmo nesses veículo produzidos há mais de 20 anos, a gasolina mais "alcoolizada" não deverá causar corrosão nos componentes da linha de combustível, segundo o especialista da SAE. Isso, porque o etanol adicionado à gasolina será do tipo anidro, e não hidratado.

Vantagens ambientais

Franieck destaca que o aumento do percentual de etanol na gasolina terá impacto positivo do ponto de vista ambiental. Isso, porque permitirá uma redução nas emissões de carbono. "O biocombustível é um belo aliado contra as mudanças climáticas: esses 8% a mais de etanol deixarão de vir do petróleo e passarão a ter origem vegetal", sintetiza. 

Entretanto, o engenheiro pondera que tal decisão também tem motivações financeiras. Isso, porque o Brasil exporta petróleo e importa combustíveis refinados, de modo que o etanol tende a ajudar a equilibrar essa balança.