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SUV em teste

SUV da Ranger: Ford Everest está sendo testado no Brasil; confira

O utilitário-esportivo foi visto na cidade de Salvador, na Bahia; por lá o modelo apareceu na versão Titanium, sem camuflagens e com placa verde

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Ford Everest, baseado na picape Ranger, é visto em testes na Bahia
Ford Everest, baseado na picape Ranger, é visto em testes na Bahia Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Ford já vinha estudando há algum tempo a possibilidade de trazer o Everest para o mercado brasileiro. O SUV compartilha a mesma plataforma da picape Ranger, e parece que agora isso realmente acontecerá, já que o modelo foi visto em testes em Salvador (BA).

O veículo foi visto na versão Titanium, estava sem qualquer tipo de camuflagem e trazia placa verde, que indica que o carro está em testes para a montadora. A localização pode parecer estranha, já que a fábrica da Ford em Camaçari agora pertence à BYD, no entanto, a marca ainda tem um centro de desenvolvimento na cidade, dentro do SENAI Climatec.

Em 2022, o CEO da montadora na América do Sul, Daniel Justo, afirmou que o SUV da Ranger, Everest, estava “em estudo e negociações para ser produzido [na Argentina]”. O representante afirmou que a fábrica em General Pacheco “seria focada na Ranger e seus derivados”, mas não informou quais seriam os modelos e nem negou a vinda do Everest para o país.

Ford Everest azul de frente está entrando em riacho pequeno com estrada de terra ao fundo e árvores ao lado direito
Rumores da vinda do modelo para o mercado da América do Sul acontecem há alguns anos Foto: Ford/Divulgação

A confirmação da vinda do modelo baseado na picape da montadora gerou grande repercussão no país vizinho ao Brasil. Já que em 2021, o jornal argentino Ámbito noticiou que a Ford estaria orçando peças para a produção da picape e de outro modelo, visando completar a capacidade ociosa da planta e produzindo mais de 15 mil unidades por ano.

Como é o Everest, SUV da Ranger?

O Ford Everest compartilha plataforma, motores e também detalhes da carroceria, como acontece com Toyota SW4 (baseado na Hilux) e Chevrolet Trailblazer (baseado na S10). Os faróis trazem o mesmo formato da Ranger, mas o para-choque é diferente. Já na traseira as lanternas são horizontais.

Ford Everest azul é visto de traseira em campo gramado com lago ao fundo e ainda mais atrás árvores com folhagens verde escuro recebem raios de luz do sol
SUV da Ranger compartilha plataforma, motores e carroceria com picape Foto: Ford/Divulgação

A versão Titanium, flagrada na Bahia, é vendida na Tailândia com motor 2.0 biturbo. a diesel, com 210cv de potência máxima e torque de 50,9kgfm, que atua em conjunto com transmissão automática. Há também a opção de propulsor 3.0 V6 Turbodiesel de 250cv, e que poderia ser um diferencial, já que os rivais são comercializados com apenas uma opção de motorização.

No país asiático, o SUV da Ranger é equipado com faróis de LED Matrix e vem com capacidade para sete ocupantes, contando com o motorista. De série, o Everest conta com central multimídia de 12 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, sem fio. (Estagiário sob supervisão do editor Enio Greco)