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Ford E-Transit, 100% elétrica, será vendida também em versão chassi-cabine

Gama de veículos comerciais será vendida a partir de março em duas opções, mas preço é bastante elevado

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Motor elétrico do E-Transit desenvolve  269 cv de potência
Motor elétrico do E-Transit desenvolve 269 cv de potência Foto: Ford/Divulgação

O Ford E-Transit, com propulsão totalmente elétrica, chegou ao Brasil em novembro de 2022, somente na versão Furgão, um programa piloto com grandes frotistas, à base de empréstimo. Agora, o fabricante anunciou que começará a vender o modelo a partir do fim de março. Além disso, a gama ganhará uma inédita versão chassi cabine, que é a primeira do mercado no segmento de até 5 toneladas. O preço, porém, é bastante salgado: R$ 542 mil para as duas configurações.

De acordo com a Ford, a decisão de comercializar as duas versões do E-Transit no país foi tomada devido ao "desempenho muito positivo" que o veículo demonstrou durante o programa com frotistas. Apesar do preço elevado, a importadora afirma que as primeiras 300 unidades já estão vendidas. 

O público-alvo do Ford E-Transit são grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional. Porém a importadora acredita que, nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores.

Como é o Ford E-Transit?

As duas versões do Ford E-Transit são equipadas com motor elétrico com potência de 269 cv (198 kW), e torque de 43,8 kgfm. A tração é traseira. Já a capacidade volumétrica é de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú. Quanto à capacidade de carga, vai de 800 kg a 1.000 kg no furgão e de 1.300 kg a 2.100 kg na chassi.

Duas unidades do Ford E-Transit, nas versões furgão e chassi-cabine, ambas lado a lado, de frente, em movimento em via asfaltada
Gama conta com as opções furgão e chassi-cabine Foto: Ford/Divulgação

Em relação à autonomia, são 317 km no ciclo WLTP. A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2.  A Ford oferece garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros para a bateria e de três anos, ou 100 mil km, para o restante do veículo.

No mais, entre os equipamentos, o Ford E-Transit traz sistema de frenagem autônoma, controle de tração e estabilidade e câmera 360°. Há ainda três modos de condução: Normal, Econômico e Escorregadio.

Versões a combustão seguem no mercado

Vale lembrar que a Ford Transit segue sendo comercializada também com motor a combustão. Nesse caso, o propulsor é um 2.0 turbodiesel, capaz de desenvolver 165 cv e 39,7 kgfm. Com esse tipo de motorização, além das configurações furgão e chassi cabine, há também a Minibus, para transporte de passageiros. O gama oferece ainda a opção de câmbio automático de 10 marchas.