UAI
lecar, não foi dessa vez...

BYD inicia obras na fábrica de Camaçarí, na Bahia; veja projeções

Complexo industrial terá mais de quatro milhões de metros quadrados e deve produzir cerca de 150 mil carros por ano

Publicidade
Complexo deve começar a ser utilizado ainda no final deste ano
Complexo deve começar a ser utilizado ainda no final deste ano Foto: BYD / Divulgação

Como já era de se imaginar, a especulação de que a BYD teria um concorrente na disputa pela antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, não passou de um boato.

Apesar do esforço da brasileira Lecar em se posicionar como a grande rival da BYD, a montadora chinesa anunciou, nesta terça-feira (5), o início das obras da primeira fábrica de carros elétricos no Brasil. 

 

A construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões.

Segundo a montadora, a expectativa é iniciar a produção dos eletrificados nacionais entre o fim deste ano e o início de 2025. Para isso, a BYD afirma que a capacidade de fabricação será de, aproximadamente, 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.

 

Planta complexo BYD em Camaçari na Bahia antiga fábrica da Ford
Planta mostra divisões do complexo fabril que agora pertence a BYD, onde serão produzidos modelos híbridos e elétricos Foto: BYD / Divulgação

O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, demonstra esperança na produção de elétricos dos próximos anos. “Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável", afirma o executivo.

Como será a consolidação da nova fábrica de carros elétricos e híbridos da BYD?

Terreno antiga fábrica da Ford em Camaçari na Bahia
Área com mais de 4 milhões de metros quadrados faz parte do programa de expansão da BYD Foto: BYD/Divulgação

Adquirido pela BYD por R$ 287.82 milhões, o complexo possui 4,6 milhões de m² de área total e terá nova fábrica construída do zero, para iniciar a produção dos elétricos. 

Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de um milhão de metros quadrados. As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos.

 

BYD Dolphin Mini amarelo visto de frente, o carro está estacionado em um piso branco e é possível ver o céu ao fundo
Último lançamento da BYD, Dolphin Mini, será produzido no Brasil Foto: BYD/Divulgação

Inicialmente, o complexo que antes produzia veículos da Ford, agora dará origem aos: 

  • 100% elétricos BYD Dolphin, BYD Yuan Plus e BYD Dolphin Mini;
  • ao híbrido plug-in com mais de mil quilômetros de autonomia, BYD Song Plus.

A iniciativa tem como objetivo consolidar – ainda mais – a liderança da BYD no mercado de veículos eletrificados do Brasil.