Será que o carro que você está prestes a comprar vai sair de linha em 2023? É bem frustrante adquirir um veículo zero-quilômetro e, logo depois, ser surpreendido com a notícia de que ele deixou de ser fabricado. Pois este listão para evitar que essa situação desagradável aconteça.
Enumeramos 5 carros que têm poucas chances de sobrevivência em 2023. Vale lembrar que o VRUM já elaborou também um listão com os automóveis que deixaram o mercado já em 2022. Confira se o modelo que você está pensando em comprar vai sair de linha no ano novo!
1- Renault Captur é um dos carros que vai sair de linha
A história recente do Captur, quem diria, tem ligações com a guerra na Ucrânia. Após o início do conflito, a Renault, junto com várias outras multinacionais do setor automobilístico, encerrou as atividades industriais na Rússia. Ocorre que o país exportava alguns componentes para o modelo nacional, que não tem similar em outros mercados (o homônimo europeu é fruto de um projeto distinto).
A subsidiária brasileira da Renault conseguiu formar um estoque desses componentes, mas ele deve se esgotar ao longo do ano. Ademais, a empresa ocupará as linhas de produção com um novo SUV compacto, baseado no atual Sandero europeu. Devido a essas questões, e também ao fato de nunca ter feito sucesso comercial por aqui, o Captur vai sair de linha em 2023.
Motor turbo foi a última cartada no Renault Captur: assista ao vídeo e conheça o SUV!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion!
2- Renault Logan
O sedan compacto da Renault é, de certo modo, um herói da resistência. Ele sobrevive com apenas duas versões: Life e Zen, ambas equipadas com motor 1.0. Porém, em 2023, o Logan finalmente vai sair de linha para dar lugar ao já citado novo SUV compacto, que já está em testes de rodagem no Brasil.
Esse novo SUV compacto será o Stepway de segunda geração, que desde 2019 tem status de modelo próprio. No último mês de agosto, aliás, ele ganhou motor 1.0 e aposentou o Sandero, que lhe deu origem. Falta pouco para que o Logan tenha o mesmo destino do "irmão" hatch.
3- Ford Territory também vai sair de linha em 2023
O Territory é um fracasso de vendas: o SUV médio sequer aparece na relação dos 50 automóveis mais vendidos do país ao longo do ano. Vale lembrar que ele é importado da China e tem poucos pontos em comum com outros modelos da marca. Além disso, o fechamento das fábricas no Brasil, em janeiro de 2020, resultou em grande desgaste para a imagem da Ford.
O caso é que o Ford Territory vai sair de linha em 2023, depois de uma trajetória curta e malsucedida no mercado. Afinal, o lançamento do SUV no Brasil data de setembro de 2020. O substituto dele será o novo modelo Equator Sport, que já circula em testes no Brasil. Até existe a possibilidade de que ele mantenha o nome do antecessor, mas ainda não há confirmação.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Ford Territory:
- Confira mais vídeos no canal do VRUM no Youtube!
4- Peugeot 2008
Ainda não é certo se o atual Peugeot 2008 vai sair de linha em 2023: pode ser que ele ganhe uma sobrevida até 2024. Porém, seja como for, o modelo tem pouco tempo pela frente. Envelhecido, o SUV não acompanhou a evolução do hatch 208, do qual é derivado. Além do mais, está com vendas em baixa.
A futura geração do 2008 já está em fase testes e deverá ser produzida na Argentina. A dúvida é justamente se isso ocorrerá ainda em 2023 ou no ano seguinte. No lugar do SUV, a fábrica de Porto Real (RJ) produzirá o novo Citroën C3 Aircross, que terá sete lugares, e também um inédito sedan, cujos lançamentos ocorrerão até o fim de 2024.
5- Chevrolet Cruze
Outro que tem futuro nebuloso é o Chevrolet Cruze. Há chances de que a linha, que é produzida na Argentina, ainda resista até 2024, graças, principalmente, aos bons resultados comerciais que o sedan vem obtendo no país de origem. Por lá, ao contrário do que ocorre por aqui, ele ocupa a quinta posição entre os carros mais vendidos, no resultado acumulado entre os últimos meses de janeiro e novembro.
Já o Sport6, por outro lado, está em situação mais delicada. O hatch tem números de vendas inferiores aos do sedan tanto no Brasil quanto na Argentina. Por isso, talvez saia de linha antes do fim completo da gama. Cabe destacar que, atualmente, o país platino é o único que ainda produz o Cruze.