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Caminhonetes rejeitadas: veja 5 modelos com vendas em baixa

Segmento de picapes vem crescendo no Brasil, mas nem todos os modelos têm conseguido tirar proveito disso

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26/01/2021.Credito: Jorge Lopes/Esp. EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Teste com o automovel Volkswagen Amarok V6, ano 2020.
26/01/2021.Credito: Jorge Lopes/Esp. EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Teste com o automovel Volkswagen Amarok V6, ano 2020. Foto: 26/01/2021.Credito: Jorge Lopes/Esp. EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Teste com o automovel Volkswagen Amarok V6, ano 2020.

No mês passado, o VRUM listou 5 SUVs com vendas em baixa: trata-se de de uma espécie de façanha ao contrário, já que esse segmento está em alta no mercado. Porém, tal fenômeno ocorre também entre as caminhonetes, que igualmente caíram nas graças dos consumidores nos últimos anos. Mas, apesar disso, alguns modelos dessa categoria também não conseguem emplacar.

Os números de vendas das caminhonetes em questão contrastam com os de similares como a picape Fiat Strada, que atualmente é o automóvel mais vendido do Brasil, ou com os da Toyota Hilux, que está entre os 20 veículos mais emplacados do mercado (apesar de ter preços a partir de R$220.690).

As 5 caminhonetes menos vendidas do Brasil

O levantamento tem como base ranking de vendas da Fenabrave do último mês de julho. Nele, entram apenas utilitários de marcas generalistas: modelos de nicho, como as caminhonetes RAM 1500 e 2500, ficaram de fora. Confira o listão!

1- Ford Maverick

Ford Maverick Lariat FX4 cinza de frente
Vendas da Ford Maverick ainda não decolaram (muito pelo contrário)

A menos vendida entre as caminhonetes do mercado brasileiro é a Ford Maverick. Tudo bem que a picape chegou ao mercado em fevereiro, o que reduz o total de veículos comercializados durante o ano. Mesmo assim, esse número é muito baixo: foram apenas 937 exemplares emplacados até julho. A soma do mês passado, de 183 unidades, é igualmente pífia.

O porte da Maverick é semelhante ao da Toro, de modo que as duas caminhonetes são concorrentes diretas. Porém, quando o assunto é mercado, há um verdadeiro abismo entre elas, já que a picape da Fiat é a vice-líder do mercado. Tudo bem que alcançar a rival é uma tarefa difícil para o modelo da Ford, mas era de se esperar, pelo menos, uma diferença menor entre os números de vendas de ambas.

Será que a Ford Maverick consegue desbancar a Fiat Toro? assista ao vídeo e descubra!

https://www.youtube.com/watch?v=gCQrUscMv8A

2- Volkswagen Amarok

Nem o motor V6 turbodiesel, que deu à Amarok o título de mais potente do segmento, conseguiu atrair compradores

A lanterna do segmento de caminhonetes grandes está na caçamba da Volkswagen Amarok. Em 2022, a situação não é diferente: nos sete primeiros meses do ano, a picape teve apenas 2.579 unidades comercializadas; em julho último, o número de emplacamentos não passou de 636.

Desde o lançamento no Brasil, em 2010, a picape sempre apresentou bons atributos técnicos, mas as vendas nunca saíram da marcha-lenta. Nem mesmo a chegada do motor V6 turbodiesel de 258cv, em 2020, conseguiu atrair o consumidor.

Quer saber mais sobre a Volkswagen Amarok? Então assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=1Byqq8lYAtI&t=4s

3- Nissan Frontier

Nissan Frontier Platinum 2022 azul de frente em movimento na estrada.
Linha 2023 da Nissan Frontier trouxe reestilização, mas isso ainda não surtiu efeito nas vendas

Logo acima da Amarok no ranking de vendas de caminhonetes vem a Nissan Frontier. Os números dela são um bem melhores que os da concorrente, mas também estão aquém da média da categoria: o modelo emplacou 4.741 unidades de janeiro e julho e 743 no último mês.

Em abril, a Nissan lançou a linha 2023 da caminhonete Frontier. Entre as novidades, estão uma reestilização na carroceria e a adoção de equipamentos, além de novas versões. Será que essas medidas conseguirão melhorar o desempenho comercial da picape?

O VRUM já dirigiu a Nissan Frontier 2023: assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=7QrpvyCZWyo

4- Renault Oroch

Oroch sempre foi coadjuvante em vendas

A Renault Oroch é pioneira no segmento de caminhonetes intermediárias, entre as compactas e as grandes. Mesmo assim, nunca conseguiu se destacar em vendas. Esse cenário segue exatamente igual em 2022, ainda que o resultado seja melhor que o de outras picapes deste listão, com 1.368 unidades emplacadas em julho e 5.202 ao longo dos sete primeiros meses do ano.

No último mês de abril, a picape ganhou uma atualização visual, que incluiu também a adoção de um painel redesenhado e até de motor turbo com câmbio automático. Porém, a caminhonete da Renault parece precisar de uma geração inteiramente nova, baseada no atual Duster, para conseguir reagir.

Assista ao vídeo e saiba tudo sobre a Renault Oroch 2023:

https://www.youtube.com/watch?v=aQ0jtj-gVCI&t=3s

5- Volkswagen Saveiro

Volkswagen Saveiro Cross 2017 branca de frente
Atualmente, a Volkswagen Saveiro tem o projeto mais antigo do segmento

A Volkswagen Saveiro chegou a ser vice-líder entre as caminhonetes vendidas no Brasil, mas vem caindo de posições sucessivamente. Os números comerciais mais recentes confirmam a tendência de queda: a picape teve apenas 5.532 unidades emplacas em 2022, sendo 1.751 delas no último mês.

Atualmente, a Saveiro tem o projeto mais antigo entre todas as picapes à venda no Brasil. O anacronismo da caminhonete da Volkswagen, porém, pode não ser o único fator a atrapalhar o desempenho comercial: é que diversos produtos do fabricante vêm perdendo ritmo de produção devido à falta de componentes, em especial de semicondutores. De qualquer modo, o modelo precisa de renovação, e rápido.

A Volkswagen Saveiro é a única caminhonete cabine dupla do mercado com carroceria de apenas duas portas: confira no vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=0nWKH4B5ug8