Uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights revelou que a maioria dos proprietários de carros híbridos e elétricos no Brasil decidiu pela compra após realizar um Test Drive. O levantamento, feito com usuários que já possuem modelos eletrificados, indica que a experiência direta com o veículo é o fator mais influente no processo de decisão.
De acordo com os dados, 44% dos entrevistados afirmaram que o Test Drive foi o principal motivo para a aquisição. Em seguida, 21% citaram o contato presencial com o modelo, 12% mencionaram conteúdos sobre a tecnologia nas redes sociais, 8% apontaram matérias publicadas em jornais ou revistas e 1% se influenciou por campanhas publicitárias. Outros 14% destacaram razões como economia, isenção de rodízio e consciência ambiental.
Segundo Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, o resultado reflete a aceitação do público brasileiro em relação aos veículos eletrificados. “O interesse pelos híbridos e elétricos cresce ano após ano, impulsionado pelas montadoras e por um consumidor cada vez mais informado. Nesse cenário, o acesso à informação de qualidade e a vivência com o carro têm papel fundamental na tomada de decisão”.
O estudo também apontou os principais atributos valorizados pelos donos de eletrificados, sendo que a autonomia superior lidera o ranking, citada por 68% dos participantes. Em seguida aparecem a tecnologia embarcada (50%), o conforto interno (48%), a economia na manutenção (44%) e o desempenho (43%).
Outros fatores, como design moderno (38%), sustentabilidade (23%) e conectividade (21%), também foram mencionados. O levantamento, realizado em abril de 2025, contou com mais de 1.300 respostas.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!