x
UAI
Veja!

Os 5 carros que mais desvalorizam no Brasil em 2025

Entenda por que eles viraram mau negócio na hora da revenda

Publicidade
.
. Foto: FreePik

Se você está pensando em comprar um carro novo em 2025, vale redobrar a atenção. Alguns modelos sofrem forte desvalorização logo no primeiro ano, o que pode se tornar um grande prejuízo na hora da revenda. Segundo levantamento recente da Mobiauto, com base em dados reais de transações, e cruzamento com análises da KBB Brasil e OLX, alguns veículos perderam mais de 30% do valor em apenas 12 meses.

Confira o ranking dos 5 piores carros para revenda no Brasil em 2025, e entenda os motivos que colocam esses modelos nessa lista.

1º lugar — Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid e-tech fronto lateral
Renault Kwid e-tech Foto: Renault / Divulgação

Desvalorização: –38%

Preço em março/2024: R$ 126.652

Preço em março/2025: R$ 77.315

Perda estimada: R$ 49.337

O Kwid E-Tech é o carro que mais perdeu valor no último ano. Apesar de ser o elétrico mais barato do país, foi rapidamente superado por modelos chineses mais tecnológicos, como o BYD Dolphin Mini. A queda nos preços de zero km, aliada à baixa demanda por elétricos usados, fez com que o modelo sofresse grande desvalorização.

2º lugar — BMW iX1

BMW iX1 eDrive20 azul visto pela dianteira em fundo branco escurecido.
BMW iX1 eDrive Foto: BMW/Divulgação

Desvalorização: –14,72%

Preço em março/2024: R$388.423

Preço em março/2025: R$ 331.246

Perda estimada: R$ 57.177

Mesmo sendo um SUV elétrico premium, o iX1 enfrenta a mesma barreira do Kwid: a infraestrutura de recarga ainda é limitada no Brasil. Além disso, os custos de manutenção e reposição são altos, o que reduz o interesse no mercado de seminovos.

3º lugar — Honda ZR-V

Novo SUV Honda ZRV 2023 cinza de frente
Honda ZRV Foto:

Desvalorização: –14,69%

Preço em março/2024: R$ 206.309

Preço em março/2025: R$ 176.005

Perda estimada: R$ 30.304

Lançado recentemente, o ZR-V ocupa um espaço difícil no mercado: entre SUVs compactos e médios, com preço elevado e proposta conservadora. Isso faz com que ele tenha baixa procura no mercado de usados, apesar do bom nível de equipamentos.

4º lugar — Nissan Sentra

Nissan Sentra Advance
Nissan Sentra Advance Foto: Divulgação: Nissan

Desvalorização: –14,10%

Preço em março/2024: R$ 168.541

Preço em março/2025: R$ 144.777

Perda estimada: R$ 23.764

O segmento de sedãs médios está em queda livre. O consumidor brasileiro prefere SUVs, e o Sentra, embora bem equipado, sofre com a falta de apelo e liquidez. Outro ponto contra é o custo de peças e a dificuldade de revenda em algumas regiões.

5º lugar — BMW X4

BMW X4 xDrive20i
BMW X4 xDrive20i Foto: Divulgação/BMW

Desvalorização: –12,48%

Preço em março/2024: R$ 475.757

Preço em março/2025: R$ 416.401

Perda estimada: R$ 59.356

SUVs premium como o X4 possuem ticket alto e público restrito no mercado de seminovos. A manutenção é cara, o consumo é elevado e a revenda exige tempo, tudo isso contribui para a forte queda de valor.