Quem procura um carro zero km da Honda pode encontrar promoções interessantes em maio. Os principais descontos são para o ZR-V, SUV importado do México que é baseado no Civic. Nesse caso o abatimento no valor pode chegar a 40 mil reais, praticamente igualando seu preço ao HR-V aspirado. Pensando nisso, qual modelo entrega mais? O SUV nacional ou o importado com descontos tentadores?
O ZR-V é vendido no Brasil em versão única por R$ 214.500, mas pode ser encontrado por R$ 169.990 nas unidades 2023/2024 que ainda estão em estoque em alguns concessionários Honda. Esse valor é um pouco superior aos R$ 165.900 que a marca japonesa pede no HR-V EXL Honda Sensing, mas a versão Touring, a topo de linha, custa R$ 204.200.
Dimensões
O ZR-V mede 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas tem volume de 389 litros.
O HR-V, entretanto, é um pouco menor. São 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, é de 354 litros.
Quem procura um SUV geralmente busca um carro para não raspar em valetas, e o ZR-V pode apresentar problemas. Com 177,5 mm de altura livre do solo, o modelo apresenta ângulos de entrada e saída de 16,4º e 20,2º, respectivamente.
No HR-V EXL, a altura em relação ao solo é maior, de 185 mm, e os ângulos também são mais permissíveis, com 17,8º e 22º, portanto, a probabilidade do HR-V raspar em subidas de prédio ou valetas será menor.
Motorização
Debaixo do capô do ZR-V está um propulsor 2.0 aspirado que aceita somente gasolina. São 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, suficientes para levar o SUV de zero aos 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima de 195 km/h.
As versões EX e EXL do Honda HR-V trazem motor 1.5 flex aspirado de 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque máximo. A velocidade máxima é de 175 km/h, e a aceleração até os 100 km/h acontece em 11,8 segundos.
Um dos motivos que dificultaram a venda do ZR-V é justamente o motor fraco. O HR-V possui duas versões com motor 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm de torque. Além de mais potência e torque, a aceleração é de 8,9 segundos.
É difícil justificar o ZR-V ao ser comparado com o irmão menor, porém, mais potente. Entretanto, comparando os dois carros na versão aspirada, o ZR-V é mais vantajoso.
Consumo
Segundo o Inmetro, o ZR-V registra médias de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Vale relembrar que o modelo só aceita gasolina. Com o mesmo combustível, o HR-V aspirado faz médias de 12,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na cidade.
O consumo melhor para o HR-V aspirado pode ser explicado muito pelo peso, 141 kg a menos que o ZR-V.
Itens de série:
Em versão única, o ZR-V oferece freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, vidros elétricos com a função "um toque", banco do motorista com ajuste elétrico (Power Seat), ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, multimídia de 9”, painel digital de 7 polegadas, carregador de celular sem fio, bancos de couro e oito alto-falantes.
O HR-V EXL, por sua vez oferece uma lista muito parecida: freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular sem fio, sensor de estacionamento, vidros elétrico com função um toque, ar-condicionado digital de duas zonas com saída de ar traseira, bancos em couro, quatro alto-falantes, multimídia de 8” e painel de instrumentos analógico com tela de 4,2”.
Segurança
ZR-V
Entre os itens de segurança do ZRV, se destacam os oito airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para os ocupantes dianteiros), câmera de ré e no retrovisor do lado direito para redução de ponto cego.
Além disso, o modelo traz o pacote de sistema ADAS Honda Sensing, que oferece ACC (controle de cruzeiro adaptativo), Detecção de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.
HR-V
O modelo menor conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera de ré com três visualizações e também a câmera no espelho do lado direito.
O Honda Sensing do HR-V também oferece o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e ajuste automático de farol alto.
Qual carro vale mais a pena?
Considerando os descontos, o ZR-V se torna uma opção muito mais interessante no mercado de zero km, sendo mais potente, maior, mais equipado e trazendo ainda o teto-solar. Apesar disso, alguns custos como reparos, seguros e IPVA tendem a ser mais caros do que no HR-V, já que são definidos pelo preço de tabela.
Na realidade, a melhor opção está nas versões turbinadas do Honda HR-V, mas quem não quer um carro turbo, ou precisa de mais espaço, terá no ZR-V uma opção melhor, mesmo optando por um carro ano-modelo 2024.
O fato do carro ser mais antigo nem deveria ser considerado um problema, visto que o ZR-V não apresentou nenhuma mudança na linha 2025 que veio para o Brasil.
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