x
UAI
Comparativo!

Tera x Kardian x Pulse: SUVs compactos prometem briga acirrada no mercado

Modelos prometem disputa acirrada no segmento que mais vende carros no Brasil

Publicidade
Tera é o principal lançamento da Volkswagen em 2025
Tera é o principal lançamento da Volkswagen em 2025 Foto: Luiz Forelli/VRUM

O segmento de carros compactos está em alta no mercado brasileiro. A chegada do Volkswagen Tera é mais um expoente do momento em que a indústria nacional está passando, com hatchbacks sendo substituídos por crossovers “mais altinhos”, considerados SUVs pelo público. Com a novidade da Volkswagen estreando neste fim de semana, veja como ele se compara com os demais modelos do segmento.

Dimensões

Volkswagen Tera MPI Manual
Volkswagen Tera MPI Foto: Luiz Forelli/VRUM

A novidade da Volkswagen chega ao mercado medindo 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura (sem retrovisores), 1,50 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas oferece 350 litros de volume.

O Renault Kardian, por sua vez, mede 4,11 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 410 litros de capacidade.

Renault Kardian
Renault Kardian apresenta o maior porta-malas do comparativo Foto: Maurício Campelo/EM/Vrum

Já o Fiat Pulse, o pioneiro entre os três, mede 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. O bagageiro tem volume para 370 litros.

O Tera é levemente maior que seus concorrentes, mas tem o menor porta-malas e também perde no entre-eixos para o Kardian.

Motores

O Tera chega ao mercado equipado com motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque no etanol ou 77 cv e 9,4 kgfm de torque na gasolina, sempre com transmissão manual de cinco marchas. 

Há também a opção turbo, com o já conhecido motor 1.0 170 TSI entregando 116 cv no etanol e 109 cv na gasolina, com torque sempre de 16,8 kgfm. Esse motor pode ser combinado com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.

O Kardian só conta com uma opção de motor, o 1.0 Turbo Tce. Com etanol, o propulsor entrega 125 cv e 22,4 kgfm de torque, e quando abastecido com gasolina, os números caem para 120 cv e 20,4 kgfm. O francês oferece transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem (banhada a óleo) de seis marchas.

 Renault Kardian manual
Renault Kardian manual Foto: Divulgação/Renault

O Pulse, por sua vez, traz mais variedade de propulsores. Na linha 2026, o modelo conta com motor 1.3 aspirado de quatro cilindros de 107/98 cv e 13,7/13,2 kgfm de torque com etanol/gasolina. Esse motor pode ser encontrado com transmissão automática do tipo CVT ou manual.

A novidade da linha 2026 é o retorno da opção T200, com motor 1.0 turbo de três cilindros de 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina. Independente do combustível, o torque é sempre de 20,4 kgfm.

Fiat Pulse Turbo 200
Fiat Pulse Turbo 200 Foto: Divulgação/Stellantis

Há também a versão híbrida, que substitui o motor de partida por um propulsor elétrico, e adiciona 3kW (4cv) de potência em alguns momentos de carga mais elevada. Nessas versões, o Pulse só oferece transmissão automática do tipo CVT de 7 marchas.

Desempenho

0-100 km/h / velocidade máxima

Tera 1.0 aspirado: 13,8s (etanol) 14,3s (gasolina) / 162 km/h (etanol) 158 km/h gasolina
Tera 1.0 turbo manual: 10,1s (etanol) 10,2s (gasolina) / 187 km/h (etanol) 183 km/h gasolina
Tera 1.0 turbo AT: 11,7s (etanol) 11,8s (gasolina) / 184 km/h (etanol) 180 km/h gasolina

Kardian 1.0T manual: Dados de aceleração não divulgados / 180 km/h

Kardian 1.0T AT: Dados de aceleração não divulgados / 180 km/h

Pulse 1.3 AT: 11,4s (etanol) 12,2s (gasolina) / 177 km/h (etanol) 173 km/h (gasolina)
Pulse 1.0T: 9,4s (etanol) 9,7s (gasolina) / 189 km/h (etanol) 187 km/h (gasolina)
Pulse 1.0T Hybrid: 9,4s (etanol) 9,7s (gasolina) / 189 km/h (etanol) 187 km/h (gasolina)

Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid é o mais veloz do comparativo Foto: Maurício Campelo/Vrum

Itens de série:

Tera: Na versão mais acessível, o Tera já conta com seis airbags, sistema de frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado manual, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, multimídia de 10,1”, direção elétrica, faróis full LED, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro.

Kardian: ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital de 7”, multimídia de 8”, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, limitador de velocidade, câmera de ré.

Pulse: quatro airbags, ar-condicionado digital, multimídia de 8,5”, painel de instrumentos analógico, faróis em LED.

Volkswagen Tera MPI Manual
Volkswagen Tera MPI Manual Foto: Luiz Forelli/VRUM

Versões e preços:

Tera MPI: R$ 103.990
Tera TSI manual: R$ 116.990
Tera Comfort: R$ 126.990
Tera High: R$ 139.990
Tera High + Pacote Outfit The Town Edition: R$ 142.290

Kardian evolution manual: R$ 112.690
Kardian evolution automática: R$ 124.190
Kardian techno: R$ 136.490
Kardian première edition: R$ 145.990


Pulse Drive 1.3 manual: R$ 98.990
Pulse Drive 1.3 automático: R$ 111.990
Pulse T200 automático: R$ 116.990
Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 131.990
Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 146.990