A BMW presenteou o papa Leão XIV com um exemplar do novo iX xDrive60, novo SUV elétrico de luxo, avaliado em R$ 720 mil. O modelo foi entregue por diretores da montadora em cerimônia realizada no Vaticano, no último domingo (7). Agora, o utilitário esportivo passa a integrar a frota usada pelo líder da Igreja Católica.
Na entrega do automóvel, o presidente da BMW, Massimiliano Di Silvestre,destacou o simbolismo da parceria. "A doação do BMW iX60 demonstra nossa abordagem comum em relação à sustentabilidade e proteção do planeta, temas prioritários para o Santo Padre", afirmou o executivo.
O iX60, vale lembrar, não é apenas um dos modelos 100% elétricos de maior potência da BMW. O SUV também é conhecido por sua construção que utiliza materiais recicláveis e energia verde em sua produção.
Desde o pontificado do papa Francisco, Vaticano vem intensificado o uso de "carros mais sustentáveis". Atualmente, a frota também conta com Volkswagen Tiguan para uso cotidiano e um Mercedes-Benz Classe G elétrico, adaptado como papamóvel.
Quanto ao novo carro de Leão XIV, trata-se de um SUV de luxo, equipado com dois motores elétricos. O conjunto disponibiliza até 544 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, números próximos a modelos esportivos. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,6 segundos, com velocidade máxima limitada a 200 km/h.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!