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PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Nova Ford Maverick tem DNA de SUV, ganha equipamentos, e fica mais baixa

Picape reestilizada compete com Ram Rampage e Fiat Toro

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Ford Maverick Tremor subindo terreno ingrime
Ford Maverick Tremor subindo terreno ingrime Foto: Divulgação/Ford

A Ford lançou a Maverick 2026 na última terça-feira (27), trazendo uma reestilização de meia-vida que renovou o visual e adicionou mais equipamentos. O preço parte de R$ 219.900, ou seja R$ 10.000 abaixo da versão FX4 anterior. A picape mira direto na Ram Rampage, que começa em R$ 270.990 (Rebel) e vai até R$ 299.990 (RT), e na Fiat Toro. O VRUM testou a versão Lariat Black.

Tivemos a chance de rodar com a Maverick Lariat Black no trajeto São Paulo (SP) a São Roque (SP). O motor não mudou. Ela segue com o 2.0 Turbo GTDI, que entrega 253 cv e 38,7 kgfm de torque, ligado a um câmbio automático de oito marchas com conversor de torque. 

Ford Maverick Tremor
Traseira da Ford Maverick Tremor Foto: Divulgação/Ford

A diferença está no torque, que entrega de forma mais imediata. Algo mais perceptível na hora de pisar no pedal — o lag do turbo quase some, deixando o carro mais esperto. Isso se deu graças ao ajuste de componentes internos feito globalmente na Maverick, como a arquitetura do cabeçote e emissões. E isso garante também boas respostas na estrada. 

O 0 a 100 km/h é feito em 7,2 segundos, com retomadas fortes e câmbio que trabalha em harmonia. Comparada à Rampage, com motor Hurricane 2.0 Turbo, que faz 0 a 100 em 6,9 segundos com 272 cv e 40,8 kgfm a 3.000 rpm, a Maverick não fica muito abaixo não, garante ótimas respostas na estrada, ultrapassagens segura e boa rigidez em curvas e sem torção nítida em um primeiro momento da carroceria. 

Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor de lado Foto: Divulgação/Ford

A suspensão é McPherson na frente e Multilink atrás, com calibração mais firme, passa muito bem pelos buracos sem solavancos ou impactos secos na cabine. Extremamente suave e bem calibrada. Aliás, a Ford diz que ela foi adaptada pro solo brasileiro, e isso é nítido na prática, —  dá até a sensação de um SUV. E isso é um ponto forte para quem quer ter uma picape, sem ser desconfortável, e carregar objetos na caçamba — 943 litros de capacidade e 618 kg de carga útil. 

Novos modos de condução (Eco, Esportivo, Normal, Escorregadio e Reboque) mudam a resposta do acelerador, e o volante, mais duro por ser picape, não chega a incomodar.

Ford Maverick Lariat Black vista de frente
Ford Maverick Lariat Black vista de frente Foto: Divulgação/Ford

Uma crítica que segue é a altura. Com 204 mm de altura do solo, ângulo de entrada de 20,6° e saída de 20,4°, parecido com um SUV, ainda mais com o teto solar que aumenta o peso e deixa ela um pouco mais baixa do que já era, não é algo que pode agradar muitos. E por isso, a Ford trouxe a versão Tremor, que, por outro lado, resolve isso por causa da suspensão elevada, com 226 mm de altura, ângulo de entrada de 30,9°, saída de 21,3° e pneus all-terrain.

Por dentro, a Maverick  traz multimídia de 13,2 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, boa resolução e sem travamentos. Só que ela fica posicionada um pouco baixa, o que pode incomodar no dia a dia. O som premium da B&O vem de série, e o painel de instrumentos, agora de oito polegadas, foi redesenhado, igual ao da Ranger.

Painel da Ford Maverick Lariat Black
Painel da Ford Maverick Lariat Black Foto: Divulgação/Ford

Tem também assistente de reboque para manobras e engate de trailer, com algoritmos de machine learning e controle de oscilação – útil nos EUA, mas menos comum aqui. O teto solar é novo, os retrovisores têm aquecimento (bom para trilhas), e o banco do motorista tem ajuste elétrico em oito posições. 

Entre as novidades, piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção de faixa com centralização, frenagem pós-colisão, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive na ré), sensores dianteiros e traseiros, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, além dos já conhecidos sete airbags, farol alto automático, assistente de partida em rampas e controle automático de descidas. A câmera 360° e a capota marítima de série completam o pacote são novidade também.

Ford Maverick Lariat Black
Ford Maverick Lariat Black Foto: Divulgação/Ford

A Lariat Black substitui a FX4, com visual esportivo e tração AWD. A Tremor vai além, com tração 4x4 com diferencial blocante, que trava até 30 km/h (desliga só manualmente), e diferencial traseiro. Ela traz piloto automático off-road, paddle shifts, aquecimento de bancos e volante, tomada 12V na caçamba e mais equipamentos. A altura extra e os ângulos melhores a deixam pronta para off-road. A versão híbrida chega no segundo semestre, dentro dos 10 lançamentos da Ford no Brasil em 2025.

A estratégia da Ford é ofuscar a Rampage e ganhar espaço nas picapes intermediárias. A Maverick Lariat Black (R$ 219.900) e a Tremor (R$ 239.900) são mais baratas que a Rampage, que foca também em versões turbodiesel. 

A Toro também entra na mira, mas a Maverick se destaca pelo preço e equipamentos. Ela vem em nove cores: verde Fuji, azul Indianapolis, vermelho Vermont (novidades), cinza Glasgow, cinza Torres, branco Ártico, branco Space, branco Itaúnas e preto Asturias.