x
UAI
HABILITAÇÃO

CNH sem autoescola tem quase 2 milhões de pedidos

Dados da Senatram apontam para sucesso da nova plataforma CNH do Brasil

Publicidade
CNH Digital no celular
CNH Digital no celular Foto: Internet / Reprodução

O número de pedidos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) disparou no Brasil em janeiro de 2026, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O levantamento mostra um salto de 369,2 mil solicitações em janeiro de 2025 para 1,7 milhão no mesmo mês deste ano, um aumento de quase quatro vezes.

Desde a vigência das novas regras do programa CNH do Brasil, em dezembro de 2025, cerca de 3 milhões de pedidos foram registrados, e 298,5 mil habilitações já foram emitidas. A plataforma foi criada para facilitar e baratear o processo de obtenção da CNH, sobretudo para quem ainda dirige sem habilitação.

Aplicativo CNH do Brasil já está disponível
Aplicativo CNH do Brasil já está disponível Foto: Reprodução/Marcio Ferreira/Ministério dos Transportes

Uma das principais mudanças é a possibilidade de tirar a CNH sem a necessidade de frequentar uma autoescola tradicional, o que reduziu significativamente o custo e o tempo para iniciar o processo. A medida também abriu espaço para instrutores autônomos realizarem cursos práticos, algo que não existia antes.

De acordo com a Senatran, já foram registrados 24.754 cursos práticos realizados por esses instrutores independentes desde a atualização das normas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A paraibana Andreza, moradora de João Pessoa, foi a primeira brasileira a obter a nova CNH
A paraibana Andreza, moradora de João Pessoa, foi a primeira brasileira a obter a nova CNH Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes

Além do aumento nos pedidos, outras etapas do processo também registraram crescimento: as pessoas que concluíram o curso teórico quadruplicaram, e os exames práticos tiveram mais aplicações em janeiro de 2026 em comparação com 2025.

O programa busca acelerar a regularização dos cerca de 20 milhões de brasileiros que ainda conduzem sem habilitação, ao tornar mais acessível o acesso à carteira de motorista em todo o país.