x
UAI
SEGURANÇA

PRF aumenta fiscalização com bafômetro nesta sexta-feira (30)

A campanha decorre do impacto da associação entre álcool e direção nos índices de mortalidade no trânsito

Publicidade
Agente da PRF autua motorista com bafômetro
Agente da PRF autua motorista com bafômetro Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está promovendo, nesta sexta-feira (30), o Dia Nacional da Conscientização Álcool Zero no Trânsito. Durante a campanha, o órgão vai intensificar a fiscalização com bafômetro (etilômetro) nas estradas espalhadas pelo Brasil. 

A ação da PRF está sendo feita em conjunto com integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), como Senatran, ANTT, Dnit, Detrans, DERs, e forças de segurança pública, como Polícias Militares, Polícias Civis, guardas municipais, entre outros.

Em 2025, o número de acidentes provocados devido à ingestão de álcool pelo condutor ficou em 3.685, uma leve queda frente aos 3.854 sinistros do ano anterior. Apesar disso, as mortes saltaram de 194 para 223, enquanto a quantidade de feridos passou de 3.108 para 3.219.  

Agentes da PRF trabalhando durante Operação Ano Novo
Agentes da PRF trabalhando durante Operação Ano Novo Foto: Divulgação/PRF

O levantamento da PRF também mostra que a maioria dos sinistros de trânsito em que a causa principal foi ingestão de álcool pelo condutor em 2025 ocorreram aos sábados (1.016) e domingos (1.197), além dos períodos noturnos (1.286) e na madrugada (1.019). 

No ano passado, a PRF fez mais de 3,5 milhões de testes de alcoolemia e autuou mais de 7.900 motoristas por conduzirem veículos sob efeito de álcool. Outros 43 mil também foram penalizados por recusar. Assim, houve uma média 51 flagrantes por dia, apenas em BRs.