A China decidiu tornar obrigatória a presença da frenagem autônoma de emergência (AEB) em todos os comerciais leves. A exigência passa a valer para os veículos a partir de 2028 e também engloba modelos de outras carrocerias, como sedãs e SUVs.
Segundo informações publicadas pelo "Car News China", nesta quarta-feira (28), a nova norma determina que o item precisa reconhecer pedestres, ciclistas e usuários de patinetes. A tecnologia também deve atuar em situações de travessia com velocidades entre 20 e 60 km/h.
Atualmente, a presença do item de segurança é opcional nos carros chineses. O sistema opera monitorando continuamente o tráfego à frente do veículo, por meio de câmeras e radares. Ao identificar risco de colisão, emitem alerta ao condutor e, se necessário, acionam automaticamente os freios.
Em 2025, cerca de 60% dos veículos fabricados na China saíram da fábrica com a frenagem autônoma de emergência. Os dados são do portal de notícias chinês ITHome.
Vale lembrar que o Brasil é uma das nações que mais importam veículos chineses. No ano passado, mais de 320 mil veículos oriundos da China chegaram ao país.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!