A chamada brincadeira do Fusca Azul faz parte do imaginário popular brasileiro há décadas e não se sabe qual a sua origem, sem autor definido ou registro oficial, a ideia se espalhou principalmente entre crianças e adolescentes por meio da convivência. A dinâmica é simples: ao avistar um Fusca na cor azul, alguém aponta o carro e desfere um soco no amigo ao lado.
Uma das suposições seria que durante as décadas de 60, 70 e 80, o Fusca estava sempre presente nas ruas brasileiras, sendo um dos modelos favoritos dos consumidores, na época. Entretanto, o carro na cor azul não era tão comum quanto se imaginava, e identificar o veículo com cor diferente acabou se tornando uma brincadeira entre amigos, e o tapa ou soco era dado para alertar a outra pessoa para olhar o Fusca.
Outra hipótese que circula há muitos anos associa a brincadeira a um suposto erro na linha de produção do Fusca. Segundo essa ideia, alguns veículos azuis teriam sido fabricados de forma indevida e o funcionário responsável teria sido punido fisicamente, dando origem ao gesto simbólico repetido na brincadeira.
Essa versão, no entanto, nunca foi confirmada por registros históricos ou pela própria Volkswagen. Ela é tratada por especialistas como um mito urbano, criado posteriormente para tentar explicar de forma mais dramática uma tradição que já existia.
Com o passar do tempo, a brincadeira foi sendo transmitida pelas pessoas, atravessando gerações e se adaptando às mudanças do mercado brasileiro. Mesmo quando o Fusca deixou de ser um carro comum e passou a ser considerado colecionável, a brincadeira ainda vive para quem avista o veículo na cor azul.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!