A BYD confirmou, nesta segunda-feira (19), que já sabe quando irá realizar toda a produção de seus veículos no Brasil. Segundo o vice-presidente da marca no país, Alexandre Baldy, todas as etapas serão feitas na fábrica de Camaçari, na Bahia, no final de julho.
A declaração do executivo ocorreu em entrevista à revista "Autoesporte". Atualmente, a montadora chinesa opera no sistema de montagem SKD (Semi Knocked Down), um método de produção automotiva onde veículos chegam em kits semi-desmontados.
"Os investimentos [na obra] já chegam a aproximadamente R$ 3 bilhões. Então é uma obra que continua a receber investimentos expressivos e que ao longo do ano nós teremos as etapas de solda, estamparia, pintura sendo concluídas para que a gente possa começar a produzir localmente", disse o executivo.
Com toda produção nacional, a BYD espera chegar a oito modelos fabricados nacionalmente. Atualmente, quatro carros saem da planta baiana: Dolphin Mini, Dolphin, Song Pro e King. A capacidade produtiva é de 150 mil unidades por ano, mas pode chegar a 300 mil em uma segunda etapa.
Após terminar na oitava posição nas vendas de 0 km, com cerca de 112 mil emplacamentos no país em 2025, a montadora espera crescer em até 50%, fechando este ano com aproximadamente 180 mil unidades comercializadas.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!