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GNV fica até 26% mais barato em São Paulo com redução de tarifa

Redução de tarifa da Comgás pode cortar até 26% do custo do combustível, mas repasse depende dos postos

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Fiat Grand Siena modelo 2020 com kit GNV vermelho porta-malas com cilindro de GNV
Fiat Grand Siena modelo 2020 com kit GNV vermelho porta-malas com cilindro de GNV Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O gás natural veicular (GNV) ficou mais barato em São Paulo a partir de dezembro, após a aprovação de uma redução tarifária aplicada pela Comgás, concessionária responsável pela distribuição no estado.

O corte pode chegar a 26% na tarifa, o que representa, na prática, uma queda de cerca de R$ 1 no custo do combustível repassado aos postos, ampliando a competitividade do GNV.

A revisão foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e entrou em vigor no dia 10 de dezembro. Segundo a concessionária, o reajuste reflete a combinação de fatores como variações no preço do petróleo, no câmbio e ajustes inflacionários aplicados às margens de distribuição, abrindo espaço para a redução da tarifa final do gás natural.

Kit GNV instalado no motor do Fiat Grand Siena Attractive 1.4 vermelho modelo 2019 2020
O kit de gás natural veicular (GNV) pode ser instalado em oficinas especializadas, com custo médio variando de R$ 5 mil a R$ 6 mil Foto: O kit de gás natural veicular (GNV) pode ser instalado em oficinas especializadas, com custo médio variando de R$ 5 mil a R$ 6 mil

Apesar do corte, o impacto direto no bolso do consumidor depende da política de preços adotada por cada posto. A expectativa é de que parte da redução seja repassada às bombas, mas não há obrigação de transferência integral do desconto, o que pode resultar em diversas variações significativas de preço entre diferentes regiões da capital e do interior paulista.

Mesmo assim, o GNV segue como uma das alternativas mais econômicas para motoristas que rodam longas distâncias, especialmente frotistas, motoristas de aplicativo e táxis. Em condições normais de uso, a economia em relação à gasolina e ao etanol pode ultrapassar 60%, reforçando o apelo do combustível em um momento de pressão sobre os preços tradicionais.