x
UAI

Nova crise de semicondutores faz Honda suspender produção na China

Fábricas da GAC-Honda terá operação interrompida por cinco dias

Publicidade
Fábrica GAC-Honda em Guangzhou, China
Fábrica GAC-Honda em Guangzhou, China Foto: Divulgação

Apesar da produção de veículos ter se estabilizado após a pandemia, nem todas as fabricantes estão conseguindo os insumos necessários. A GAC-Honda, joint-venture da marca japonesa na China, irá interromper a produção local no fim deste mês.

Segundo os portais InvestingLive e CarnewsChina, a produção de veículos nas três fábricas da GAC-Honda será paralisada entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro e o motivo é a falta de semicondutores.

Os portais afirmam que a própria GAC-Honda explicou que o motivo da pausa temporária nas operações chineses é justamente pela ausência de chips eletrônicos.

Anteriormente, a Honda chinesa já havia declarado que a produção seria regularizada em novembro, porém, o anúncio de interrupção da produção no fim deste ano, indica novas dificuldades na aquisição de matéria prima.

Os portais afirmam também que a Honda irá suspender a fabricação também em algumas plantas no Japão, mas entre um período de tempo bem menor, entre os dias 5 e 6 de janeiro. 

O que são semicondutores?

Semicondutores são materiais capazes de conduzir energia elétrica e são fundamentais para a produção de chips utilizados em placas eletrônicas. Os semicondutores são produzidos com elementos químicos como Silício e Germânio, por exemplo, e são essenciais para a produção de chips eletrônicos, utilizados em carros, celulares, eletrodomésticos, entre outros.