Após concluir a reestilização de meia-vida do Civic atual, a Honda já direciona seus esforços para a próxima geração do sedã médio. A marca decidiu quebrar o padrão de sigilo e vem revelando informações sobre o projeto, que estreia uma nova plataforma e um sistema híbrido totalmente reformulado.
De acordo com a fabricante, o novo Civic fará parte da próxima família de veículos híbridos da Honda, desenvolvidos sobre uma arquitetura inédita projetada para receber sistemas eletrificados de última geração. Essa base servirá também para os futuros HR-V, CR-V, Accord e outros modelos globais da marca.
A nova estrutura trará ganhos de eficiência significativos: os veículos serão cerca de 90 kg mais leves e 10% mais econômicos que os equivalentes atuais. Além disso, o caráter modular da plataforma permitirá até 60% de componentes compartilhados entre diferentes modelos, simplificando os processos de desenvolvimento e produção.
Engenharia voltada à “diversão ao dirigir”
Segundo a Honda, o novo Civic foi desenvolvido com foco em entregar uma experiência mais envolvente ao volante. O modelo contará com um “sistema de gerenciamento de movimento”, projetado para otimizar a estabilidade e a resposta da direção, e um recurso de “assistência de direção ágil” aprimorado, agora combinado com um controle de inclinação que melhora o comportamento do carro em diferentes tipos de piso.
Protótipos já estão em testes utilizando a carroceria do Civic atual, mas com alterações funcionais, como dianteira redesenhada, para-choque de linhas mais quadradas e balanço dianteiro alongado, que servem apenas para acomodar a nova arquitetura mecânica, sem revelar o visual definitivo do sedã.
Conjunto híbrido de nova geração
O novo Civic será equipado com uma evolução do sistema híbrido e:HEV, que ficará até 10% mais econômico e menos poluente. Entre as melhorias estão a adoção de injeção direta com controle eletrônico mais preciso da mistura ar/combustível, garantindo maior eficiência.
Haverá duas opções de motorização: 1.5 e 2.0, ambas associadas a motores elétricos. O propulsor 1.5 teve ampliada em 40% a faixa de rotação em que atua com maior eficiência, enquanto o 2.0 será voltado a modelos maiores e compartilhará características com o cupê Prelude — incluindo o sistema Honda S+ Shift, que simula trocas de marcha por som e modulação de torque para tornar a condução mais esportiva.
Lançamento
A 12ª geração do Honda Civic será lançada globalmente até o fim de 2027, com chegada ao Brasil prevista para logo depois. Por aqui, o novo conjunto híbrido também equipará a próxima geração do HR-V, que adotará o motor 1.5 e:HEV flex a partir de 2028, segundo apuração da Autoesporte.
O novo Civic promete, portanto, inaugurar uma fase mais avançada e eletrificada da Honda, combinando eficiência energética, comportamento dinâmico refinado e o tradicional prazer ao dirigir que sempre caracterizou o sedã.
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