A Nissan lançou seu novo painel solar para carros elétricos. Batizado de "Ao-Solar Extender", o sistema foi instalado no Sakura, veículo elétrico mais vendido do Japão. O público poderá conhecer a novidade de perto no Salão do Automóvel de Tóquio 2025, marcado para começar em 31 de outubro.
O dispositivo tem a forma de uma caixa montada no teto com um painel solar de 300W colocado no topo do Sakura. Entretanto, a Nissan ainda aperfeiçoou o sistema, instalando uma seção expansível que se abre pela frente para revelar um painel adicional de 200W quando estacionado.
Desta forma, com o carro parado e o painel adicional estendido, o potencial de geração de energia chega a aproximadamente 500 Watts. A fabricante japonesa estima que os proprietários poderão capturar energia solar suficiente para dirigir 3.000 km anualmente.
O painel expandido também cria sombra e ajuda a bloquear a entrada de luz solar pelo para-brisa, reduzindo a temperatura da cabine e diminuindo a necessidade de consumo de energia do ar-condicionado. O sistema foi projetado para minimizar o arrasto aerodinâmico e se integrar à aparência do Sakura.
Funcionamento em diferentes condições
- Ensolarado: 500W com o painel estendido
- Vento: 300W com o painel fechado
- Chuva: 80W com o painel fechado
- Noite: 0W com o painel fechado
"Esta iniciativa não apenas reforça a liderança da Nissan em inovação ecologicamente consciente, mas também destaca como a empresa está moldando ativamente o futuro dos carros elétricos com tecnologias práticas e ecológicas", diz a montadora japonesa.
O Sakura é um K-Car (key car), veículo elétrico subcompacto e vendido exclusivamente para o mercado japonês. Para ser enquadrado nesta categoria, o veículo não pode ultrapassar 3,4 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura. Além disso, a potência fica limitada a 64 cv. No Japão, esses carros recebem benefícios fiscais e de estacionamento.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas