Com motor totalmente elétrico, baixo custo de manutenção e tamanho compacto, o Nissan Sakura se tornou, em pouco tempo, o mini carro queridinho do Japão. O seu preço não deixa a desejar também: 2.399.100 ienes (cerca de R$ 83 mil, na conversão direta), ou o equivalente a R$ 62 mil quando considera-se os subsídios dos governos federal e locais.
O sucesso foi tanto que a montadora já foi obrigada a suspender os pedidos em função de sobrecarga na linha produtiva. Só em julho, dois meses depois que o modelo começou a ser vendido, já haviam sido contabilizadas 23 mil encomendas.
O Nissan Sakura foi feito em parceria com o Mitsubishi eK X EV desde o início do ano na planta de Mizushima (Japão). Em setembro, a dupla de mini elétricos já reunia 35 mil pedidos.
Por enquanto, ainda não há data para retomada das vendas.
Ficha técnica do Nissan Sakura
Com bateria de íons de lítio de 20kWh, o Nissan Sakura tem autonomia de até 180 quilômetros. O motor entrega potência de 63cv e torque de 27kgfm. A velocidade máxima é de 130km/h.
O peso do mini carro é de 1.070 quilos. Quanto às dimensões, são 3,40 metros de comprimento, 1,65m de altura e 1,47m de largura. O entre-eixos mede 2,49m.
O modelo vem equipado com com quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas, assistente de estacionamento e recursos de direção semiautônoma.
Na paleta de cores para a carroceria, a Nissan disponibilizou 15 tons.
A tendência dos mini carros é só crescer
Apesar de os pedidos terem sido suspensos, a Nissan anunciou, em setembro, que irá aumentar a produção do Sakura em, aproximadamente, 20% em 2023. A Mitsubishi também afirmou o mesmo sobre o seu eK X EV.
Além desses dois, outros mini carros elétricos vem fazendo sucesso, como o Citroën Ami e o chinês Wuling.
Nós ja testamos o Nissan Kicks 2022; confira o vídeo!
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!