x
UAI
parece até ironia

Policial multa Dodge Charger elétrico por "escape barulhento" nos EUA

Motorista de Dodge Charger elétrico é multado por "escape barulhento", mesmo sem escapamento real

Publicidade
Dodge Charger EV
Dodge Charger EV Foto: Divulgação/Dodge

Um episódio inusitado em Stillwater, Minnesota, chamou atenção para o desconhecimento de autoridades sobre veículos elétricos. Um motorista de Dodge Charger EV foi multado por um policial sob a alegação de “escape barulhento”, mesmo com o veículo sendo totalmente elétrico e sem motor a combustão.

Segundo o motorista, identificado apenas como Mike, ele estava parado em um semáforo quando foi abordado pelo policial, que afirmou que o carro estava “fazendo muito barulho e perturbando a paz”. Apesar das explicações de Mike de que o Charger EV não possui escapamento real, o agente emitiu uma multa. Além da suposta infração de ruído, o motorista também foi autuado por ausência de placa dianteira e por tonalidade do insulfilm, resultando em três autuações.

O Dodge Charger EV possui o sistema Fratzonic Chambered Exhaust, que simula sons de motor para proporcionar experiência sonora aos ocupantes, mas o modo Auto minimiza o ruído, especialmente com baixa carga de bateria. Mike afirmou ainda que o barulho percebido pelo policial provavelmente foi causado por outro veículo do grupo que estava na mesma rua.

Após a multa, Mike tentou contestar a autuação na justiça local, mas, três meses depois, não conseguiu acessar informações sobre o processo, pois o número do caso não constava no sistema do tribunal.

O incidente evidencia a necessidade de maior atualização das autoridades e policiais sobre tecnologias de veículos elétricos, para evitar multas equivocadas e situações que confundam motoristas e agentes de trânsito.