Os carros híbridos estão cada vez mais populares e frequentes nas ruas. Com diversas opções de eletrificação, os híbridos-leves costumam ser os mais acessíveis com essa tecnologia, e embora tenham sua função no mercado, Sean Hanley, chefe de Marketing e vendas da Toyota da Austrália afirma que essa nomenclatura engana os clientes.
“Estou vendo a tecnologia híbrida sendo usada de diversas formas no marketing nos últimos recentes. Boa sorte para todos [os rivais], mas a Toyota deixa bem claro que quando um sistema híbrido é instalado por eficiência, performance e o que é um sistema com assistência elétrica”. Declarou.
Hanley foi além e reiterou a visão da Toyota, de que modelos com sistema híbrido-leve de 48 Volts não são considerados híbridos de verdade, embora alguns carros da fabricante usem esse sistema.
“Não acreditamos que os sistemas de 48 Volts são híbridos de verdade (HEV), para deixar bem claro. Quero avisar que quem comprar um modelo com essa tecnologia de assistência elétrica da Toyota, não está levando para casa um Toyota híbrido. Esses carros não são híbridos, nem de perto, então precisamos separar essas condições de tecnologia”, declarou.
“Eu realmente não me importo com o que os outros fazem, sendo bem honesto, mas quero que os clientes saibam o que estão levando, e que nós seremos totalmente francos”, concluiu o executivo.
Na Austrália, a Hilux, por exemplo, é equipada com sistema de 48 Volts, que auxilia o motor turbodiesel em alguns cenários, mas não recebe o nome híbrido. Por lá, a Toyota afirma que os carros com esse sistema são equipados com ‘V-Active (48V)’, justamente para o cliente não ser enganado.
No Brasil, a Stellantis, por exemplo, trata seus carros como híbridos, embora sejam equipados com um sistema de 12 Volts, ainda mais simples que os de 48 Volts mencionados pelo executivo da Toyota, e que não apresentam reduções significativas em consumo de combustível.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!