O papa Leão XIV criticou, no último domingo (14), os bônus salariais oferecidos a executivos de grandes empresas, citando a proposta da Tesla ao CEO Elon Musk. Nesta quarta-feira (17), o empresário tratou de responder o pontífice.
Em entrevista concedida ao "The Crux" para uma biografia, o papa falou sobre a possibilidade da montadora de carros elétricos pagar US$ 1 trilhão a Musk por metas ligadas aos serviços de inteligência artificial (IA) e robótica.
"Ontem, (saiu) a notícia de que Elon Musk será o primeiro trilionário do mundo. O que isso significa e do que se trata? Se essa é a única coisa que ainda tem valor, então estamos em apuros", declarou o papa Leão XIV.
Após a repercussão, Musk usou um versículo da Bíblia para responder ao líder da Igreja Católica e indicar uma suposta hipocrisia. "Por que você vê o cisco no olho do seu próximo, mas não percebe a trave que está no seu próprio olho?", escreveu, citando Mateus 7:3-5, em sua conta no X (antigo Twitter).
Nos comentários, apoiadores de Musk gostaram da resposta do CEO da Tesla, lembrando do alto patrimônio do Vaticano. Outros internautas, entretanto, recordaram que a Igreja Católica ajuda os necessitados por meio escolas, hospitais e outros programas.
Na última segunda-feira (15), um dia depois da declaração do papa, Musk comprou US$ 1 bilhão em ações da Tesla. Imediatamente, as ações da empresa subiram cerca de 8%.
A Tesla vive um dos piores momentos de sua história, acumulando forte queda nas vendas em 2025. Além do desgaste com a figura de Musk, a forte concorrência chinesa é apontada como motivo para a crise.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas