A Skoda não é a fabricante mais conhecida do Brasil, afinal, seus carros não são vendidos por aqui. A marca da República Tcheca, que faz parte do Grupo Volkswagen, inovou ao criar um Superb Combi especial, com caçamba de picape e porta no estilo van.
Batizada de L&K 130, o modelo especial foi criado pelos estudantes da Academia Skoda para comemorar os 130 anos da marca, e tinha como objetivo ajudar no transporte de bicicletas de competição, servindo como carro de apoio para competições de ciclismo.
Produzido a partir da Superb Combi, o L&K 130 homenageia o passado da marca, com as iniciais de seus fundadores (Laurin e Klement), que iniciaram a empresa fabricando bicicletas. Atualmente, a relação da marca com o ciclismo fica somente no apoio e patrocínios a eventos como o tradicional Tour de France.
A parte traseira da perua foi cortada e transformada em uma caçamba de picape e conta ainda com um sistema expansivo que facilita o acesso e a amarração das bicicletas. No teto, há um bagageiro que possibilita o transporte de uma terceira bicicleta e ainda a instalação de uma antena de internet móvel.
Se essas alterações não forem o suficiente, as colunas B e C foram alteradas e a porta traseira do lado direito foi modificada e além de um mecanismo que permite sua abertura deslizando para a traseira.
O interior também foi modificado e além de estofamento exclusivo nas cores branca, vermelha, preta e amarela, os detalhes de “130 anos”. No lado do passageiro, foi instalado uma tela de televisão e um rádio comunicador.
Na parte traseira foi instalado um alto-falante para comunicação e dois bancos foram substituídos por um cooler para promover água para ciclistas.
Foram mais de 2 mil horas de trabalho pelos estudantes da Skoda para criação do veículo especial. Debaixo do capô foi mantido o motor 1.5 híbrido, que entrega 204 cv de potência combinada e consegue percorrer 100 km em modo elétrico, pelo menos na versão original do modelo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!