x
UAI
IMPRESSIONANTE

Ford Transit SuperVan elétrica bate recorde em Nürburgring

Com o piloto Romain Dumas no volante, o modelo completou a prova em 6 minutos, 48 segundos e 393 milésimos

Publicidade
Ford Transit elétrica bateu recorde no tradicional circuito alemão
Ford Transit elétrica bateu recorde no tradicional circuito alemão Foto: Divulgação/Ford

A Ford Transit SuperVan 4.2, modelo 100% elétrico, bateu o recorde de van mais rápida do mundo no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Com o piloto Romain Dumas no volante, o modelo completou a prova em 6 minutos, 48 segundos e 393 milésimos

O feito também coloca a Ford Transit elétrica na nona posição entre todos os veículos a completar o tradicional circuito alemão, popularmente chamado de "Inferno Verde". O recorde atual da pista é do Mercedes-AMG One, com 6 minutos, 29 segundos e 090 milésimos. 

A Ford Transit SuperVan 4.2 é uma supervan elétrica projetada sob medida para conquistar algumas das principais pistas de corrida do mundo. Este modelo, não comercializado, é equipado com quatro motores elétricos que entregam 2000 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos.

Em 2023, a Transit SuperVan 4.2 bateu o recorde da tradicional Subida Internacional de Pikes Peak na categoria Open Class com o tempo de 8 minutos e 47,682 segundos.

Já no ano passado, a Transit elétrica estabeleceu um triplo recorde em Bathurst, na Austrália: volta mais rápida de veículo com roda fechada, de veículo comercial e de veículo elétrico, acelerando a mais de 300 km/h.

Ford Transit SuperVan 4.2 tem até 2.000 cv de potência
Ford Transit SuperVan 4.2 tem até 2.000 cv de potência Foto: Divulgação/Ford

Ainda em 2024, o modelo foi a grande vencedor do Festival Goodwood de Velocidade, completando a famosa subida de cerca de 1,9 km em 43,98 segundos, menos de dois segundos antes do segundo colocado. 

Além da Transit, a Ford tem apenas mais dois carros elétricos em seu catálogo: Mustang March-E e o Explorer EV. Recentemente, porém, a empresa anunciou a criação de uma plataforma para fabricar modelos 100% elétricos.