x
UAI
CARROS ELÉTRICOS

Ford detalha plano para plataforma de EVs e cutuca a concorrência

Com o projeto em evolução, a marca norte-americana vai demonstrando cada vez mais empolgação

Publicidade
Logo da Ford sendo colocado em carro
Logo da Ford sendo colocado em carro Foto: Divulgação/Ford

A Ford anunciou, na semana passada, que está desenvolvendo uma nova plataforma para a produção de carros elétricos. Segundo o CEO da montadora, Jim Farley, o primeiro veículo da linha será uma picape acessível, com lançamento previsto para 2027. Com o projeto em evolução, a marca norte-americana vai demonstrando cada vez mais empolgação. 

O diretor de veículos elétricos, digital e design da Ford, Doug Field, declarou que não vê a concorrência, seja as fabricantes mais tradicionais ou as novas statups, desenvolvendo um projeto tão elaborado quanto o da montadora estadunidense. 

"Não acredito que muitos fabricantes de automóveis tradicionais conseguiriam realizar um projeto como este", disse Field. "E não acredito que novas startups de veículos elétricos consigam acompanhar nossos engenheiros e equipes de fabricação da Ford, que estão tornando isso realidade", acrescentou o executivo. 

Com a sua Plataforma Universal de Veículos elétricos, a Ford esperar montar uma linha de EVs, de diferentes carrocerias, por um preço bastante acessível. A picape que está em produção, por exemplo, tem valor estimado em US$ 30 mil. 

Plataforma revolucionária

Plataforma universal da Ford foi anunciada em evento nos EUA
Plataforma universal da Ford foi anunciada em evento nos EUA Foto: Divulgação/Ford

A plataforma foi desenvolvida por Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla, que trabalhou quase em segredo na Califórnia ao lado de outros engenheiros da Ford. Uma das novidades anunciadas é o uso de unicast, onde grandes peças fundidas de alumínio substituem múltiplos painéis soldados. Com esta tecnologia, a expectativa é economizar peças, soldas e fixadores. 

Além disso, a Ford vai abandonar a ideia de uma única linha de produção. Com a plataforma, os veículos serão construídos em três linhas paralelas, uma produzindo a parte dianteira, outra a traseira e a terceira o núcleo estrutural da bateria. 

Assim, quando cada subestação estiver concluída, as três linhas convergem para finalizar a produção do veículo elétrico. A Ford estima uma redução brusca no tempo de construção dos veículos, o que também contribuirá na competitividade com as montadoras chinesas.