UAI
Família Mustang

Mustang Mach-E: SUV elétrico merece ostentar nome do cavalo selvagem?

Testamos o Mustang Mach-E, um elétrico com 487cv de potência e 87,7kgfm de torque. Carroceria SUV acomoda melhor os passageiros

Publicidade
É possível identificar vários elementos do Mustang fastback no SUV elétrico
É possível identificar vários elementos do Mustang fastback no SUV elétrico Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
9 Nota VRUM

A Ford escolheu passar longe da briga pelos carros de volume também em sua gama eletrificada. Em outubro do ano passado a marca do oval trouxe seu primeiro carro elétrico para o Brasil, o Mustang Mach-E, Mas, qual é a relação desse SUV com o Mustang clássico? É certo chamá-lo de Mustang elétrico?

Em certos ângulos, a semelhança do Mustang Mach-E com o Mustang clássico é inquestionável. A 'expressão' dos faróis, com o topo retilíneo, o capô longo e a frente em formato de nariz de tubarão dão o tom na dianteira. E, claro, o cavalinho selvagem na 'grade'. O visual esportivo não sugere, mas esse SUV elétrico é um veículo grande, maior que o novo Ford Territory, com 4,74 metros de comprimento e impressionantes 2,98m de entre-eixos.

As rodas são de 20 polegadas, e sem aquele visual aerodinâmico comum em outros elétricos. Nas laterais o destaque vai para o sistema de abertura das portas por botão, que deixa o visual bem 'limpo'. Apesar de ser um SUV, a coluna C do Mustang Mach-E tem a pegada fastback do Mustang clássico, incluindo o painel lateral traseiro mais encorpado. Na traseira, a referência ao clássico está nas três barras das lanternas.

Por dentro do SUV elétrico

No interior, o Mustang Mach-E tem mais jeito de carro elétrico. O visual é 'limpo', já que o multimídia de 15,5 polegadas reúne a maioria dos comandos. Associada ao quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, essa telona traz as informações de bateria, câmeras, configurações, navegação e entretenimento. O acabamento é de boa qualidade, mesclando tecido, couro, uma imitação de fibra e suede. 

Um dos destaques no Mustang Mach-E é o teto solar panorâmico que envolve todo o habitáculo, o maior já produzido pela Ford. Ele não abre e não possui um forro interno. É muito legal ter toda essa visibilidade, mas, apesar de filtrar os raios infravermelhos e ultravioleta, ele ainda aquece o interior, muitas vezes obrigando a usar o ar-condicionado quando não seria necessário. Outro mimo são os bancos esportivos revestidos em couro, com ajustes elétricos e aquecimento. O volante tem o logotipo do cavalo, com aquecimento e ajustes.

O espaço no banco traseiro é generoso, e resume o que esse SUV tem a acrescentar à 'família Mustang', que é poder carregar a família toda, com direito a bagagem. O Mustang Mach-E tem dois porta-malas. O traseiro tem 402 litros de volume, com abertura e fechamento automáticos, incluindo sistema do chutinho. A dianteira tem um compartimento de 140 litros sob o capô, que não é de se jogar fora. Já no Mustang clássico...

Ao volante do Mustang Mach-E

Ford Mustang Mach-E GT Performance.
SUV elétrico tem 487cv de potência e 87,7kgfm de torque Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Mas, o melhor do Mustang Mach-E é estar atrás do volante. O SUV elétrico tem estúpidos 487cv de potência e 87,7kgfm de torque. Em relação ao Mustang Mach 1, esse elétrico tem mais potência e MUITO mais torque. A aceleração até os 100km/h é feita em 3,7 segundos. Basta afundar o pé no acelerador para ter uma reação imediata e ignorante. No entanto, a velocidade máxima está limitada em 200km/h, para não arruinar a autonomia.

Como o Mustang Mach-E tem dois motores elétricos, um em cada eixo, a tração é integral. As suspensões têm amortecedores adaptativos, que podem ficar mais duros ou mais macios, de acordo com a situação. No entanto, sobre superfície irregular, mesmo com arquitetura multilink do eixo traseiro, o SUV elétrico repassa muito. Os freios contam com a grife Brembo, com quatro pistões na dianteira, além do sistema de regeneração da energia da desaceleração.

O Mustang Mach-E tem três modos de condução:

  • O Engage é o normal, voltado para o dia a dia;
  • O modo Whisper é para quando encontramos condições adversas, como pistas escorregadias, adaptando características como a resposta do acelerador;
  • Já o Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para máximo desempenho. Aqui a simulação do ronco do motor é amplificada.

Ainda que totalmente dispensável em um elétrico, o ruído artificial do motor dá mais uma dimensão sensorial do desenvolvimento do veículo. Mas, se você não quiser, basta desligar.

Bateria e autonomia

Ford Mustang Mach-E GT Performance.
Coluna C e painel lateral traseiro remetem ao Mustang clássico Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O Mustang Mach-E tem bateria com 91 kWh, que pode ser considerada uma reserva grande de energia. A autonomia desse SUV elétrico é de de 379 quilômetros pelo padrão do Inmetro.

O veículo já vem com um carregador residencial portátil de 7 kW, que recarrega de zero a 100% da bateria em cerca de 14 horas conectado a uma tomada industrial (220 V, 32 A). Mas, é claro que no dia a dia você não vai esperar a bateria zerar.

Em um carregador de 11 kW (380V, 16A) a recarga total é de 11 horas. Já em um carregador de emergência de 2 kW, que utiliza tomada residencial (220V, 10A) a carga total dura 48 horas.

A bateria do Mustang Mach-E pesa 596 quilos. Já o peso do veículo (incluindo a bateria) é de 2.281 quilos.

Preço e principais equipamentos

Ford Mustang Mach-E GT Performance.
Três barras das lanternas são iguais ao Mustang clássico Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

No Brasil, a Ford vende o Mustang Mach-E apenas na versão de topo GT Performance AWD Extended Range por R$ 486 mil. Além do que já citamos, a lista de equipamentos destaca os assistentes semiautônomos de segurança e conveniência:

  • piloto automático adaptativo com Stop & Go;
  • alerta de colisão com detecção de pedestres;
  • frenagem autônoma de emergência;
  • farol alto automático;
  • reconhecimento de placas de velocidade e;
  • assistente de estacionamento.

Talvez, os puristas continuem achando uma heresia atribuir o nome Mustang a um SUV elétrico. Mas, para esses, o Mustang clássico continua em linha. Para quem tem a mente mais aberta, os números desse elétrico, aliados a um interior mais acolhedor, podem convencer de que ele merece fazer parte da família do cavalo selvagem.

Ficha técnica: Ford Mustang Mach-E GT Performance

Motor
 2 elétricos, um em cada eixo
Potência
487cv
Torque
87,7kgfm
Câmbio
automático
Tração
integral
Performance

Aceleração 0-100km/h: 3,7s

Velocidade máxima: 200km/h

Bateria
91 kWh
Autonomia
379km (Inmetro)
Dimensões

Comprimento: 4,74m

Largura: 1,93m

Altura: 1,61m

Entre-eixos: 2,98m

Peso
 2.281 kg
Capacidade de carga 436 kg
Porta-malas

Dianteiro: 139l

Traseiro: 402l

Ford Mustang Mach-E GT Performance.
Rodas de 20 polegadas não têm desenho aerodinâmico de outros elétricos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Equipamentos do Ford Mustang Mach-E GT Performance

DE SÉRIE: faróis FULL LED; luz de aproximação com a projeção do emblema do Mustang; retrovisores com rebatimento e ajustes elétricos; rodas de liga leve de 20"; spoiler traseiro; ajuste de altura e distância do volante; ajustes do banco do motorista e retrovisores externos com memória; bancos com revestimento premium e costuras metálicas; bancos dianteiros aquecidos com ajustes elétricos de 8 posições; iluminação ambiente configurável; tapetes de carpete; teto solar panorâmico; volante aquecido; 9 airbags; alerta de colisão frontal; assistente de frenagem autônoma; assistente de partida em rampas; assistente de permanência e centralização em faixa; assistente de manobras evasivas; controle de estabilidade e tração; retrovisor interno eletrocrômico; farol alto automático; farol automático; luzes de condução diurna; piloto automático adaptativo com Stop & Go; monitoramento da pressão dos pneus; monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado; abertura das portas por código sem chave; abertura eletrônica automática do porta-malas; ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída para os bancos traseiros; assistente de estacionamento; câmera 360°; carregador de celular por indução; chave presencial; freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; painel de instrumentos digital de 10.2"; B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen com 09 alto-falantes e 01 subwoofer; Bluetooth; GPS Embarcado; tela central multifuncional de 15.5".

OPCIONAL: Não tem.

Quanto custa?

O Ford Mustang Mach-E é vendido em versão única GT Performance AWD Extended Range, com preço sugerido de R$ 486 mil.