A Nissan decidiu, no início desta semana, paralisar a produção de alguns veículos fabricados nos Estados Unidos. Além da picape Frontier, os SUVs Pathfinder e Murano também são afetados. Os três modelos abastecem o mercado canadense. A decisão da montadora tem relação com as tarifas aplicadas pelo governo Donald Trump.
Em comunicado enviado ao site "Automotive News", a Nissan afirmou que só irá retomar a produção dos veículos caso haja um acordo entre o governo dos EUA e do Canadá sobre a suspensão da taxa. "Isso não significa que paramos para sempre. É mais uma suspensão", disse Christian Meunier, presidente da Nissan Américas.
Os veículos com especificações canadenses foram retirados da programação de produção em maio, mas a Nissan Canadá já os havia estocado em suas concessionárias. O Pathfinder e o Murano são fabricados no Tennessee, enquanto a picape Frontier é fabricada no Mississippi.
A Nissan, vale pontuar, não possui unidades de produção no Canadá. Ainda assim, segundo Meunier, aproximadamente 80% dos veículos vendidos no país vêm de fábricas de fora dos EUA. Assim, o mercado canadense não deve ser fortemente impactado.
A medida anunciada pela Nissan também acontece em meio aos esforços para sair da maior crise de sua história. Além de atrasar salários, a montadora sul-coreana vem atrasando salários de funcionários e pode cortar milhares de cargos nos próximos meses.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas