x
UAI
FLUXO DE CAIXA

Nissan atrasa salários de funcionários em meio à crise

A fabricante espera transferir alguns pagamentos de junho para meados de agosto e, em outros casos, até setembro

Publicidade
Nissan Micra EV
Nissan Micra EV Foto: Divulgação

A Nissan está propondo atrasar os salários dos funcionários para tentar conter uma profunda crise. Segundo documentos obtidos pela agência de notícias Reuters, a montadora ofereceu um novo modelo de pagamento aos trabalhadores do Reino Unido e de outros países da Europa. 

Conforme a publicação, os empregados da Nissan receberam duas propostas: manter o cronograma de pagamento original ou concordar com um atraso em troca de uma pequena compensação extra no futuro. 

Desta forma, a fabricante espera transferir alguns pagamentos de junho para meados de agosto e, em outros casos, até setembro. Segundo alguns funcionários da Nissan, esta não é a primeira vez que a empresa recorre ao adiamento de pagamentos como solução temporária.

À Reuters, a Nissan reconheceu ter oferecido "condições de pagamento mais flexíveis" aos seus fornecedores. A empresa explicou que a decisão está vinculada à "manutenção de liquidez suficiente para apoiar os esforços de recuperação em andamento e cobrir os próximos pagamentos de títulos". 

Ivan Espinosa é o novo CEO da Nissan
Ivan Espinosa é o novo CEO da Nissan Foto: Reprodução: Nissan

Os e-mails internos trocados entre os funcionários e obtidos pela Reuters indicam que o pedido de melhoria do fluxo de caixa partiu da alta administração. Recentemente, vale lembrar, Ivan Espinosa assumiu o cargo de CEO global. 

Segundo a imprensa japonesa, a Nissan também planeja demitir 20 mil funcionários em todo o mundo - a quantia representaria um corte de 15% do quadro geral. No último ano fiscal, encerrado em março, a marca registrou um prejuízo de 5 bilhões de dólares (R$ 29 bilhões).

Crise

Nissan X-Trail conta com faróis em dois elementos
Nissan X-Trail conta com faróis em dois elementos Foto: Divulgação

A crise na Nissan se intensificou nos últimos anos devido à perda de participação de mercado e desafios na eletrificação de sua linha de veículos. A fusão com a Honda, vista como uma solução para recuperar competitividade, foi encerrada recentemente após divergências entre as empresas, gerando instabilidade na liderança da montadora.

Outro grande desafio será o reposicionamento da Nissan no mercado europeu, onde a marca perdeu espaço para concorrentes que avançaram mais rapidamente na adoção de tecnologias sustentáveis. Para reverter esse quadro, a montadora planeja investir em novos modelos híbridos e elétricos, além de melhorar sua rede de distribuição e pós-venda.

No Japão, a empresa também precisa reforçar sua imagem após anos de instabilidade interna, que começaram com o escândalo envolvendo o ex-CEO Carlos Ghosn. Reconstruir a confiança de investidores e parceiros será fundamental para garantir um futuro sustentável para a companhia.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas