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GM diz que prefere importar carro elétrico da China a fabricar no Brasil 

Santiago Chamorro declarou que, mesmo com o imposto de 25%, está mais "rentável" importar os veículos

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Chevrolet Spark EUV será um dos modelos lançados pela Chevrolet ainda em 2025
Chevrolet Spark EUV será um dos modelos lançados pela Chevrolet ainda em 2025 Foto: Divulgação/Chevrolet

O presidente da General Motors na América do Sul, Santiago Chamorro, declarou que prefere importar carros elétricos da China a fabricar os modelos no Brasil. A declaração aconteceu nesta terça-feira (8) durante o evento de apresentação dos novos Tracker, Onix e Onix Plus, além dos SUVs elétricos Spark EUV e Captiva EV.

Segundo o executivo, a importação dos elétricos é mais "rentável". Para exemplificar, Chamorro comparou o Chevrolet Spark EUV, importado da China e em pré-venda pelo preço de R$ 159.990, com o novo Tracker, modelo feito em Gravataí (RS) com valores entre RR$ 154.090 e R$ 164.490. 

Chevrolet confirma lançamento do SUV do Onix para 2026.
Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, em discurso Foto: Chevrolet - Divulgação

"Um Spark feito na China consegue ser mais rentável do que um Tracker, mesmo com os 25% de impostos de importação", afirmou o presidente da GM. Até a metade de 2026, vale pontuar, a tarifa subirá para 35%, em uma medida que visa frear a chegada de elétricos e híbridos importados. 

Vale a pena produzir no Brasil?

Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS)
Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS) Foto: Divulgação/Chevrolet

Em meio a esse discurso, o presidente da GM foi questionado se ainda é viável fabricar no Brasil. "Vale a pena se conseguirmos um mecanismo que nos permita reindustrializar. Meu medo é deixar as coisas como estão porque a política industrial atual não é sustentável a longo prazo", respondeu. 

No entendimento de Chamorro, os R$ 130 bilhões anunciados pelas fabricantes instaladas no Brasil não suficientes para reverter a situação. Assim, não está descartada uma saída da GM do Brasil. "Se você fala em industrialização, em outros países da América do Sul já tomamos essa decisão, como na Colômbia e no Equador, porque esses mercados abriram as fronteiras para o mundo", lembrou.

Chevrolet Tracker 2026 apresenta dianteira reformulada
Chevrolet Tracker 2026 apresenta dianteira reformulada Foto: Divulgação

Apesar disso, o presidente da GM acredita que não é o momento de desistir do Brasil. "Uma indústria do tamanho do Brasil com tantos recursos naturais, competitividade e um mercado tão grande como o nosso… Vale a pena lutar sim", finalizou.