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PIORA NA VISIBILIDADE

Pontos cegos em carros modernos estão maiores, diz estudo

Honda CR-V, Jeep Grand Cherokee e Ford F-150 foram alguns dos modelos analisados

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Alerta de ponto cego Chevrolet Trailblazer
Alerta de ponto cego Chevrolet Trailblazer Foto: Divulgação/Chevrolet

Os carros modernos, fabricados nos últimos anos e extremamente tecnológicos, estão com mais pontos cegos do que os antigos, aqueles produzidos no início do Século XXI ou na década de 1990. A conclusão é de um estudo elaborado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT), divulgado nesta semana e repercutido na imprensa norte-americana. 

A pesquisa do DOT avaliou cada geração de carros populares vendidos nos EUA entre 1997 e 2023. Os modelos escolhidos foram: Chevrolet Suburban, Ford F-150, Honda Accord, Honda CR-V, Jeep Grand Cherokee e Toyota Camry.

Honda CR-V versão comemorativa aventureira de 30 anos
Honda CR-V versão comemorativa aventureira de 30 anos Foto: Divulgação: Honda

No geral, os analistas entendem que, com o aumento da tecnologia (câmera de ré digital, alerta de ponto cego, etc), os designers estão mais à vontade para reduzir o tamanho dos vidros dos veículos, se preocupando menos com as partes da carroceria que obstruem a visão externa. Em alguns modelos, o estudo também notou que os capôs estão mais altos nas versões recentes.

Paralelamente, os pesquisadores observaram que as mortes de pedestres e ciclistas nas estradas dos EUA aumentaram 37% e 42%, respectivamente. Assim, conforme o relatório final do estudo, a mudança dos carros seria um dos fatores para o crescimento deste tipo de acidente. 

O estudo

Ford F-150 Tremor
Ford F-150 Tremor Foto: Divulgação/Ford

Para chegar ao resultado, o DOT utilizou um método do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (ISRS), que mede e compara o que um motorista consegue enxergar em uma visão frontal de 180 graus a partir de um veículo.

Assim, para realizar os testes, o condutor dirigiu com uma espécie de câmera portátil acoplada em sua cabeça. Essa imagem, então, é processada para determinar qual porcentagem da estrada é visível e o que está bloqueado pelas colunas, capô e espelhos retrovisores/laterais do veículo.

A maior diferença específica do modelo foi observada no Honda CR-V. Em um modelo de 1997, os pesquisadores mediram 68% de visibilidade, enquanto o de 2022 atingiu apenas 28%. Em um Suburban de 2000, o estudo mediu 56% da área visível dentro do raio de 10 metros, mas em um modelo de 2023, a área caiu para 28%. 

Jeep Grand Cherokee
Jeep Grand Cherokee Foto: Divulgação/Jeep

O F-150 começou com baixa visibilidade (43% para um modelo de 1997) e também declinou (36% para a versão de 2015). Os dois sedãs no estudo apresentaram a menor regressão: um Accord de 2003 teve visibilidade de 65%, seguido de perto pelo de 2023, com 60%, e o Camry passou de 61% no modelo de 2007 para 57% no de 2023.

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